Publicidade

Publicidade
12/05/2009 - 12:37

Humilhados e ofendidos*

Compartilhe: Twitter

Não me surpreendi em nada ao ver as declarações de Kimi Raikkonen feitas à BBC durante o GP da Espanha. O finlandês disse que a F1 que se desenha para 2010 “não é a F1 de verdade” e que pode pensar em parar após o término do seu contrato com a Ferrari. Mas parece que há algo mais do que isso por trás — e eu vou me meter a psicólogo para fazer uma comparaçãozinha barata.

Kimi cansou. Simples assim.

Sei que isso não é inédito, não descobri a América de bicicleta e o próprio já deu declarações que levavam a entender isso. Mas parece que a paciência dele se esgotou completamente, e ele está louco para fazer algo diferente da badalação e glamour que cercam seus finais de semana desde 2001.

O que me leva a Adriano. Assim como Raikkonen, o atacante do Flamengo também surgiu como um meteoro e logo mostrou força para pintar entre os grandes nomes da sua geração. Porém, depois de um dado momento, aconteceu uma ruptura — e a partir daí a brincadeira começou a perder a graça.

Para Adriano, parece ter sido aquele 2004-05 fenomenal, com 250 gols pela Internazionale. Para Kimi, o título mundial de 2007. O brasileiro surtou, pediu para parar e deu um chapéu em todo mundo ao anunciar seu retorno aos gramados pelo Flamengo. Quem sabe o futuro não reserve nada melhor a Kimi com alguns ralis perdidos na Finlândia?

Se servir para trazer a felicidade de volta, é mais do que válido.

*Obs.: o título é uma homenagem ao texto primoroso do maior torcedor do Vitória sobre as dez grandes derrotas da história rubro-negra

Autor: - Categoria(s): Kimi Raikkonen Tags: ,

Ver todas as notas

8 comentários para “Humilhados e ofendidos*”

  1. Conrado Freire disse:

    Bom… adoro o Warmup e sou fã de carteirinha.
    Mas venho aqui pra chamar atenção de algumas coisas… posso estar errado mas é minha humilde opinião.


    Vcs insistem em dizer que Kimi está cansado… desmotivado…

    Vcs (imprensa tupiniquim de m… araque) falam isso a vários anos. Em 2005 era o azarão… (vice pq o carro quebrava, Alonso não teria chances) depois disso era o apagado e desmotivado. Ele foi campeão e mesmo assim, por rumores, não quer mais saber do circo. Detalhe que naquele ano, o papo sobre sua aposentadoria já reinava forte aqui na mídia brasileira. Todo ano a mesma ladainha de que um amigo dele falou que ele não quer mais saber…

    …bom… nessa mesma entrevista em que ele diz que “não é a F1 de verdade” – e creio que concordamos, não? – ele tambem diz que vai cumprir o contrato até o fim de 2010 e que depois ele vai ver o que fazer.

    Pq vcs não levam isso em consideração tambem? Pq procurar nas entre-linhas, motivos pra fazer a cabeça desse povo alienado!? Só pra fazer lobby pro Massa?? Ora… se ele for melhor que Kimi, a Ferrari escolhe ele e ponto. A não ser que um “Roberto Marinho” da vida resolva dar um “suporte”… como fez com o Barrichello pra entrar na Ferrari.

    Entre Massa e Kimi, particularmente, ficaria com o nórdico.
    Massa perdeu o campeonato pra Ferrari sim… mas perdeu pra ele tb. Rodou sozinho em 2 ocasiões… abriu as pernas pro Hamilton em outras 2… e a culpa é SÓ da Ferrari!? Muito fácil fazer a cabeça dos alienados…

    A maior virtude do Massa é sua velocidade. Pois em combates, ele peca MUITO. Qndo é ele contra a pista, Massa é fantástico. Mas qndo tem alguem na frente ou alguem atras, ele cai muito de produção. Fora isso, costuma pecar em duelos, tanto ofensivamente qnto defensivamente.

    “Ver o que fazer” implica em diversas opções.
    Kimi é campeão da categoria máxima do esporte; 2x vice; é piloto de ponta; AMA o que faz; quais motivos eu tenho pra pensar que ele vai se aposentar tão cedo!? O cara mal tem 30 anos de idade! O Rally no gelo ele faz anualmente, independentemente da F1, é por puro prazer de pilotar um carro de corrida. Pergunto mais uma vez: quais razões eu tenho pra acreditar que ele pensa em aposentadoria!?? Ele NUNCA deixou nada explícito. E ele dizer que essa não é a F1 que conhecemos, não dquer dizer nada sobre aposentadoria!

    É tudo baseado em rumores, especulações… mídia pífia que não tem capacidade de chegar nos fatos.

    Isso tudo é pq ele é caladão e não faz alardes na mídia!? POUPEM-NOS por favor.
    Especulação? POUPEM-NOS.
    Rumores? POUPEM-NOS.

    Já não basta copiar notícias da mídia estrangeira… mas me copiar notícias de DailyMirror, News Of The World… tablóides sensacionalistas… pqp é o cúmulo da imprensa aqui no Brasil. Aliás, tudo que vcs escrevem sobre os não-Brasileiros, é copiado de fora. RIDICULO… indícios de país de 3º mundo mesmo.

    Pois bem… Kimi não andou bem ano passado: já pararam pra pensar que ele simplesmente não adaptou ao carro? Ou não, virou um piloto ruim de um ano pra outro? Ao contrário de 2007, qndo ele foi campeão, pela sorte que ele criou, estabelecendo resultados em uma segunda metade de campeonato incrível de fato.

    Em 2009, no geral, ele tem andado melhor que o Massa, mesmo com essa Ferrari que está aí hoje. Só não vê quem for patriota alienado.

    Forte abraço!
    Desculpem-me apontar só coisas ruins nesse post.
    Vcs tb tem virtudes… mas vai ficar pra uma próxima.

    Resposta do Francisco Luz

    Conrado, não sei de onde tu tirou qualquer tentativa de fazer lobby algum para o Massa — nem mesmo citei o nome dele no post. E, bem, essa é a manha do blog: ao invés de simplesmente retratar o que o cara disse (que está na matéria linkada na primeira frase), eu tentei analisar algo que PARA MIM parece óbvio. Nunca disse, nem tentei dizer e não sei onde tu leu algo do gênero, que ele era ruim; de novo, PARA MIM ele só está atrás do Alonso na sua geração.

  2. Franciel disse:

    Porra, Chico Light, assim terei que recorrer ao velho Odorico novamente: “É com a alma lavada e encharcada de emoção e etc e coisa e tals e reticências…

    Ah, já que o jaba tá liberado, o blog que trato de futebol, isto é, do Vitória, o que dá no mesmo, é o seguinte:

    http://WWW.VICTORIAQUAESERATAMEN.WORDPRESS.COM

    De nada.

    Resposta do Francisco Luz

    Minha meta é transformar isso num Impedimento que dirige, hehehe. E jabá de qualidade é sempre liberado.

  3. Francisco Luz disse:

    Ah, e antes que me corneteiem, sei que o título também é um livro do Dostoievski.

    Mas Franciel >>> Russo louco.

  4. Meus quase amigos (de tanto que os leio), uma pequena crítica-talvez-construtiva. hehe

    Já li algumas vezes a expressão “decano da F1” qdo falam do Rubens. Independente do significado, esse termo é terrivelmente ruim de ler por, sonoricamente, ser horrível.

    Perde-se fluência, a expressão “tranca” a sequência do texto. Fico até “com um ruim” quando leio. haha

    É lógico que é uma frescura, um capricho, de quem lê bastante e se preocupa com português, mas, por favor, considerem esse pedido. (:

    Um abraço!

  5. Conrado Freire disse:

    Tréplica ao Francisco Luz – (o blog é seu? :))

    Meu camarada, desculpe se fiz entender que a minha insatisfação era com vc, pessoalmente. Não foi isso que quis passar. Minha crítica foi com a imprensa brasileira em geral. Vc é parte de um todo, querendo ou não. E gosto da sua participação no GrandePremio, principalmente nos comentários das notas dos pilotos!

    O tom geral da mídia nacional esportiva é muito parecida e, como a F1, está nas mãos da Globo/Sportv e de alguns poucos sites ‘especializados’, fica fácil perceber isso. São sempre os mesmos… Galvão, Reginaldo, Lito, Flavio Gomes… sendo que vários fazem parte dessa nata que aqui se encontra. Mesmo indiretamente.

    Leio os blogs justamente pra ter noção do que se passa tanto na cabeça de quem escreve, qnto nos comentários dos leitores e principalmente, no comentário dos que escervem a notícia!

    E confesso que uma das coisas que me irritam, é quando, nas entre-linhas, mostra-se alguma opinião subliminar de quem escreve. Mais uma vez, não falo de vc especificamente.

    Me irrito qndo enchem a boca pra falar que o Nelsinho é “o pior piloto que já viram”. A bagagem que ele está ganhando neste momento, garanto-lhe, vai ser essencial pros próximos anos e, GARANTO, que ele vai estar na F1, mesmo que em outra equipe. A Renault atual (e do ano passado) se trata de um carro fraco, voltado unilateralmente pro estilo-Alonso de guiar. Não vou me aprofundar… mas a dificuldade do Nelsinho começa de verdade aí, e não por conta do sobrenome. É muito dificil mostrar serviço numa equipe comandada por Briatore pra um outro piloto!

    Qnto ao Kimi… que é outra coisa que me irrta, quando falam dele… mas isso já deixei explícito.

    …bom…. volto pra comentar posteriormente!

    Mais uma vez, Francisco, desculpe-me se fiz entender que a mensagem era estritamente pra vc.

    Grande abraço!

    Resposta do Francisco Luz

    Ok, Conrado. E não, o blog não é meu. Felipe Paranhos, Evelyn Guimarães e Marcus Lellis também escrevem (ou escreverão) por aqui.

  6. Conrado Freire disse:

    OPS! Só pra esclarecer que usei “Nelsinho” só como exemplo!

  7. Conrado Andrade disse:

    Valeu a compreensão! A adiciona a srta.Evelyn e ‘dom’ Paranhos no quadro de “Bons de Nota dos Pilotos do GP!”

    Abs!

  8. Marilia Compagnoni Martins disse:

    eu discordo do Conrado e concordo com o Francisco

    Kimi cansou, talvez faça um ano sabático como o professor, talvez pegue suas coisas e vá correr rali na Finlândia, whatever…

    a única coisa q não imagino o Kimi fazendo é social, do tipo, ah vou ficar mais uma temporada, pq quem sabe a velha guarda caí fora e isso aqui volte a ser uma corrida de pilotos, na qual os carros são coadjuvantes….

    do jeito q a dupla max-berney anda, to com saudades do ballestre

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo