Publicidade

Publicidade
20/05/2009 - 21:21

A piada do dia

Compartilhe: Twitter

Contra a Super Aguri de 2006 podia?

Já falei no Zeroforce e repito aqui: a Ferrari está se prestando a um papel só menos ridículo do que o episódio Áustria/2002. O comunicado de repúdio às prováveis novas equipes da F1 de 2010 é lamentável.

A impressão é a de que se fala de uma celebração da grã-finagem, não de uma competição esportiva. “Olhando a lista, divulgada ontem em Paris, não se vê um único nome famoso”, diz o texto. “Nenhum que esteja disposto a gastar € 400 por pessoa em um camarote, mais o transporte e a hospedagem.”

Ah, então a F1 deve ser isso: uma reunião de ricaços gastando seus milhões de dinheiros em camarotes, convidados, motorhomes suntuosos, um verdadeiro ícone da soberba.

A F1 da soberba quase fez desta temporada a maior vergonha do automobilismo. Por pouco, a suposta elite do esporte-motor não começava o campeonato de 2009 (veja, 2009!) com 18 carros.
Wirth Research, Lola, USF1, Epsilon Euskadi, RML, Formtech, Campos, iSport. Algumas delas são de legítimos racers, outras não. Algumas propostas parecem sérias, outras não. Mas este é o preço: Max ajudou a fabricar a categoria que estremeceu diante da saída de UMA montadora, e agora se vira para tentar fazer de seu produto mais valioso algo viável para o futuro. Talvez limitar os orçamentos em R$ 127 milhões não seja a melhor das ideias, mas não é fazendo birrinha que se resolve isso.

Ao dizer que a ideia de Mosley criaria uma espécie de GP3, a Ferrari pergunta: “Pode um Mundial com essas equipes ter o mesmo valor de hoje, com a Ferrari e com os demais times que ajudaram a criar este esporte?”

com Roberto Moreno, a única classificação da Andrea Moda

Ué, mas a Ferrari não tem 50 anos de história na F1? Não dividiu o mesmo final de semana com Minardi, Osella, Andrea Moda, Zakspeed, Eurobrun, Lola, Pacific, Simtek?

Em 2006, a mesma Ferrari que não vê nível nestas novas equipes pequenas não correu contra uma Arrows/2002 vestida de Super Aguri? Não correu contra uma equipe que era 3s mais lenta? Que tinha Yuji Ide em sua dupla?

Mosley queria rachar a Fota. Conseguiu. Queria isolar a Ferrari. Ainda não. Mas que os vermelhos sentiram o golpe, sentiram.

[Felipe Paranhos]

Autor: - Categoria(s): F1, Regulamento de 2010 Tags: , , ,

Ver todas as notas

28 comentários para “A piada do dia”

  1. Thiago disse:

    É rapaz, parece que tem muito ferrarista aqui… ou pouco anti-ferrarista… ou simplemente um consenso.

    Vinicius e Du, vocês estão absolutamente corretos.

    E um complemento, pra quem fica dizendo que “Se a Ferrari é tão boa, por que ta levando sova da Brawn”, ta levando “sova” porque a porcaria do regulamento criou a brecha do difusor, queria ver se a Brawn não tivesse esta porcaria de difusor, só a Red Bull tem carro, até agora, mas querem apostar que nas ultimas corridas do ano vai dar Ferrari e McLaren???

    F1 de pobre? Não existe!! hahaha

  2. Cristiano, o ruivo disse:

    A Super Aguri usou em 2006 o chassi 2003 que seria da Arrows, não 2002.

    Resposta do Felipe Paranhos

    Cristiano, acho que não. O nome do modelo da Arrows era A23, mas era de 2002.

  3. Giba Rossi disse:

    Felipe, não gosto de prepotência… muito menos dos prepotentes !

    É claro (ai concordo com você) que a Ferrari errou na dose do Comunicado. É claro também que o momento em que foi escrito a irritação era gigante ! Aprendi que nos momentos de irritação profunda, devemos respirar fundo prá não falar besteira.

    Agora, é absurda essa regra de termos 2 fórmulas dentro de apenas um campeonato ! E, se a Ferrari não espernear, quem vai fazer isso ?

    A Force India ?

  4. Thiago disse:

    Grande Felipe!!

    Depois da palhaçada de 2002 com o Rubens Cade A Minha Estrela Barrichello, ficou chato mesmo, agente já sabia quemia ganhar, eu mesmo deixei de ver várias corridas. Mas isso só prova o meu ponto, ainda bem que tem a Ferrari e McLaren senão ia ser mais chato ainda!!

    Bota outro post ai pra gente discorda!!!! :)

    outro abs!! é o quarto!!!

  5. Marilia Compagnoni Martins disse:

    não li o que a Ferrari declarou, pq já to cansada desse nhenhenhe FIAxFOTAxFerrari

    se posso emitir minha opinião: a Ferrari não saí, simplesmente pq ela tem consciência de que precisa de F1, além disso, nào vai dar a chance para algum manda-chuva falar: nenhuma equipe conseguiu participar de TODAS temporadas da F1

    orgulhos e pretensões a parte, alguém acredita que o teto vai ser fácil de ser fiscalizado?

    como o FG apontou: as equipes estão em diferentes países com diferentes tributações, etc, a fia vai colocar um auditor por equipe?

  6. Marilia Compagnoni Martins disse:

    e acabo de ler que o povo se reuniu no iate do Briatore, olha como o Montezemolo chegou

    http://esporte.uol.com.br/album/090522reuniao_album.jhtm?abrefoto=3#fotoNav=2

    lol

  7. r. disse:

    Thiago, você diz que a brawn só está ganhando por que existe uma brecha no regulamento. Mas foi a visão de ver e usar essa brecha que permitiu a eles ter um carro tão competitivo. Inteligência, isso o dinheiro não pode comprar. E a Ferrari sempre abusou de brechas também…

  8. Thiago disse:

    Caro r. carro competitivo você diz, deixa todas as equipes com esta pecinha em U e depois agente ve se é competitivo.

    Uma comparação, exagerada eu sei, é a seguinte: deixa um carro com aerofolio e o outro não, olha a diferença.

    Quando somente o desenho é diferente, digo é parecido mas mais eficiente, concordo contigo – inteligencia. Mas quando a peça toda é diferente, ai não pode compara.

    Mas r. todos sempre abusam das brechas, um faz e outros vão atras.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo