Publicidade

Publicidade
27/05/2009 - 20:24

E a Fota, hein?

Compartilhe: Twitter

Alguém mais viu um ar de 1987 e Clube dos 13 nessa suspensão da Fota à William? Explicando para quem não sabe, o Clube dos 13 surgiu como a redenção do futebol brasileiro, congregando todos os clubes para que eles tomassem conta dos campeonatos nacionais – o que os clubes ingleses, hoje tão venerados, foram fazer em 1992.

Mas a coisa degringolou: ao invés de aceitar o campeonato do Clube dos 13, a CBF – que havia pedido para a entidade organizasse o torneio – tentou mudar o jogo no meio da brincadeira. E, dentro do C13, algumas equipes traíram seus pares e se uniram à CBF. O resultado é que até hoje se discute quem foi o campeão nacional daquele ano, se o recente freguês Flamengo ou o Sport.

Pois, não acho improvável que algo parecido aconteça na F1. Digamos que a FIA mantenha o teto orçamentário de 130 milhas. Digamos também que a Ferrari, Renault, Red Bull, Toyota, BMW e (viajando um pouco aqui) McLaren mantenham a palavra e boicotem a categoria, formando uma série própria. Aí a Williams, que hoje quebrou a “unidade” da Fota – e que eu, não sei porque tão ingênuo, ainda acreditava que existia -, vai lá e ganha o Mundial oficialista, da FIA, a F1 as we know it. E a Ferrari ganha o, sei lá, primeiro campeonato da SÉRIE 1 ou algo do gênero.

Ia virar a mesma coisa que o nosso vilipendiado (uia) futebol nacional, porque eu não consigo crer e imaginar que a F1 vá sobreviver sem a Ferrari, e vice-versa. Então, em um determinado momento, os times recalcitrantes (óia!) voltariam ao seu velho lar, e a discussão começaria: quem ganhou em 2010? a Williams? A Ferrari? Mosley?

Pois é, é o que eu acho que vai acontecer, infelizmente: ao invés de rejuvenescer o esporte e seguir promovendo pesquisas, mostrando o valor que as equipes têm, vai tudo virar uma discussão sobre quem venceu em 2010. Uma merda de futuro, em suma.

Confiem em mim,
Francisco Luz

P.S.: Como a gente sempre fala um para o outro nas nossas reuniões msnzísticas, “leia o site, imundo”. Não tinha visto a matéria dizendo que, aparentemente, a Fota aceitou a proposta da FIA. Se isso for confirmado mesmo, bueno, desconsiderem o negócio da discussão, porque aí a associação vai se resumir só ao que o C13 é hoje: algo que serve para negociar como distribuir dinheiro entre eles. E a promessa de mudanças, bem… Aí é melhor ficar com um sonzinho que fala sobre isso:

Autor: - Categoria(s): F1 Tags: , , ,

Ver todas as notas

4 comentários para “E a Fota, hein?”

  1. Felipe Paranhos disse:

    Finalmente Chico tocou algo bom aqui. Dou valor a Dead Fish.

    Resposta do Francisco Luz

    “Finalmente”, cacete? Descartou Acca Dacca e Coldplay…

    Timbalada vem aí.

    Resposta da resposta

    Coldplay é legal, mesmo. Só não tenho paciência. Mas não gosto de AC/DC.

  2. Ricardo Soares disse:

    Flamengo “recente freguês”?
    haja despeito…

    Resposta do Francisco Luz

    Como queira. O freguês sempre tem a razão =)

  3. Leo disse:

    Bela comparação! Mas se a FOTA é o c13 e a FIA a CBF, tamo fu… a Williams vai receber menos q a Force India e o Mosley vai ficar se reelegendo até acabarem os chicotinhos do planeta…

    Sai, zica!

    Resposta do Francisco Luz:

    É bem por aí, Leo. E, pelo que parece, o caminho já está trilhado. Acho que em dois meses veremos o Martin Whitmarsh fazendo um estágio com o Fábio Koff.

  4. Leonardo disse:

    o campeão seria a willians ué, assim como o SPORT é campeão brasileiro de 87. o flamengo foi campeão de um torneio ai, q fizeram com nome de açucar! :P o campeonato brasileiro q agente conhece quem ganhou foi o sport, batendo o vice de 86. :P

    hehehe

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo