Publicidade

Publicidade
27/07/2009 - 03:12

Tracy x Moraes (Tagliani, Bourdais)

Compartilhe: Twitter

Felipe Paranhos

Primeira volta do GP de Edmonton. Paul Tracy, da KV, tenta ultrapassar Mario Moraes, também da KV, por dentro de uma curva que não é ponto normal de ultrapassagem no circuito. Batem. Moraes, que fazia normalmente o contorno, tem sua suspensão quebrada e abandona. Tracy segue na pista e termina em sexto.

Moraes esquece a boa vizinhança e diz, no Twitter, que Paul “só tem fudido tudo”, em vez de ajudar no desenvolvimento. O canadense retruca: “Ele é muito louco está muito irritado e disse à equipe que não quer falar comigo. É melhor ter amigos do que odiar a todos.” [Havia errado a tradução, me perdoem. Coisas de quem escreve às 3 da manhã]

Aqui um parêntese sobre o boa-praça Tracy e dois de seus melhores amigos.

Eu adoro a Indy por sua autenticidade. Nesta F1 asséptica, isso nunca aconteceria. Mas, sem dúvida, é um problema para a KV. Moraes é bastante talentoso, mas, por azares e erros, tem abandonado muitas provas nesta temporada. E tem só 20 anos. Tracy tem o dobro da idade, corre só as provas que seu patrocinador canadense banca, mas tem ido bem nos mistos. Abandonou em Toronto graças a um erro infantil de Castroneves e só lamentou, não partiu para a briga.

Para mim, Tracy errou feio, mas acho que outras pessoas podem perfeitamente achar que o acidente foi “de corrida”. O que me parece claro é que a maioria dos pilotos da Indy tem problemas na hora de calcular se dá ou não para ultrapassar em um circuito misto. Alguns por inexperiência — Moraes, Matos —, outros por grossura — Tracy, Viso. Não vejo, por exemplo, Dixon e Franchitti, dois pilotos extremamente técnicos, se tocarem ou causarem acidentes por falha feia — como, aliás, o próprio Moraes fez com Ed Carpenter em Glen.

Continuo achando que a Indy devia correr mais em mistos. Sempre sai algo de interessante para debater. Mas quem tem razão? Vejam e opinem. O lance ocorre a 0s33 do vídeo que está aqui.

Autor: - Categoria(s): F-Indy Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

20 comentários para “Tracy x Moraes (Tagliani, Bourdais)”

  1. Felipe Portela disse:

    Concordo plenamente com vc. Tracy foi afoito como sempre, mas se o Mário tivesse um pouco de bom senso teria dado mais espaço ou teria logo fechado a porta. Acho até que o acidente dele em Glen foi pior. Ta na hora de colocar a cabeça no lugar e terminar alguma prova. Das batidas do Tracy essa foi a que ele teve menos culpa.

  2. Claudio Godi disse:

    Foi um acidente de corrida. O Paul Tracy estava bem por dentro, não podia fazer mais nada porque estava quase que em cima da zebra. Que me desculpe Mario Moraes, que é um bom piloto, mas só vem se envolvendo em acidentes bestas por falta de paciência e excesso de impetuosidade. Que diga Indianápolis (estava por fora, bastava recolher, alina curva 1 não tem como passar por fora – pra mim ele foi o culpado pelo acidente com Vitor Meira), e em Waktis Glenn fez aquela besteira com Ed Carpenter – Me decepciona muito pelo que se está fazendo.

  3. Gabriel de Amorim disse:

    É de impressionar a falta de intimidade com curvas de vários ângulos e direções e com escaladas de marchas que os pilotos da América do Norte tem… Os caras não conseguem entender física também, pelo visto…

    Paul Tracy errou. Não tinha nem atingido metade do carro do Moraes e mesmo assim não arredou… Marco Andretti é outro que cedo ou tarde vai fazer besteira… Inconstante e assustado…

    As regras da Indy deveriam mudar sobretudo no que diz respeito a colisões e preparação dos pilotos…

    Resposta do Felipe Paranhos

    Tô com você, Gabriel. O Marco repete o comportamento de retardatário de oval (que não abre para o líder) em mistos, atrapalhando sempre os da ponta. Aconteceu em Glen e se repetiu ontem, em Edmonton.

  4. Verde disse:

    Eu vinha aqui pra dizer, sem ver o vídeo, que o PT era o culpado. Puro empirismo.

    Lendo a descrição, cheguei à conclusão de que o PT realmente era o culpado.

    O PT SEMPRE é o culpado. Não me lembro de nenhum acidente no qual ele tenha sido o inocente.

    Pobre Moraes.

  5. Side Show Bob disse:

    Não achei que o acidente ensejasse uma resposta tão virulenta do piloto tupiniquim.

    Foi um toque normal, de corrida.

  6. mario pescoço disse:

    O mario só está ai porque o papai ou o vovo está bancando a brincadeira do nenem…
    volta pra casa seu filinho de papai

    Resposta do Felipe Paranhos

    Dinheiro é mesmo importante no automobilismo. Mas o Mario é talentoso, merece estar onde está.

  7. Kalil disse:

    Olha o Tracy ja deu o tinha que dar o Mario Morais esta certo em reclamar.
    Agora que ultrapassagem do Helinho em cima do Dixon se ele ate estariam dizendo que errou feio.
    A Band Sport não tem niguem pior para comentar do q

  8. Kalil disse:

    Olha o Tracy ja deu o tinha que dar o Mario Morais esta certo em reclamar.
    Agora que ultrapassagem do Helinho em cima do Dixon se ele ate estariam dizendo que errou feio.
    A Band Sport não tem niguem pior para comentar do que este tal de Marchello o cara ruim pior que ele so o Zimerman narrando

  9. Erick disse:

    o Tracy forçou por dentro onde não dava, ainda tentou ir mais para grama pra não colidir com o Mario, mas o Mário não viu a tentativa do Tracy e fez o traçado normal e acabou havendo o toque, culpa do afobado do Tracy.

  10. Fernando disse:

    Moraes talentoso? essa forço a barra,
    so corre pq eh Playboyzinho e papai paga os carrinhos..
    sempre bate e abre o berreiro, como na indy500.

    Mias incrivel ainda como gostam de desvalorizar o Tracy, eh um baita piloto, falar q ele eh grosso em mistos é não conhecer ele, e nem a historia da categoria. Qdo helio fez aquela cagada imensa em Toronto todo mundo passou a mão na cabeça.

    Resposta do Felipe Paranhos

    Todo mundo, não. “Pouco depois, a pista foi novamente liberada e Helio Castroneves pareceu cometer um erro primário, acabando com a bela corrida de Tracy. Os dois dividiram uma curva, se tocaram e, na saída desta, o brasileiro deu uma guinada estranha à direita e espremeu o experiente piloto no muro”. Foi o que escrevi, com a ressalva do “pareceu” porque foi realmente muito estranho e incomum a Helio. E o Tracy é grosso, mesmo. A temporada 2003 da CC, que ele ganhou, foi terrível.

  11. O Paul Tracy é uma invenção americana. É horroroso. E quase que o Flavio Briatore levou essa bomba para a Fórmula 1. Se leva, queimava ele bonito.

  12. Tiago S. disse:

    Acidente besta, acontece até mas dependendo da situação. Essa em específico pareceu erro de amador.

    Mas pra falar a real acho que na Indy tem muito cara ali braço, que não sabe pilotar em circuito misto.

  13. J.Alberto disse:

    Que Paul Tracy sempre fez asneira, não há duvida. É um piloto capaz do melhor e do pior, sem duvida.
    Mas pergunto: o MMoraes é o piloto perfeito? nunca erra? Tem 20 vitórias em 20 provas? Não faz bobagem nenhuma?
    Oh Mário, vira homem por favor. Deixa de ser criança que já tem idade para isso.

  14. Everson Abreu disse:

    Segundo o Luciano ” GP de Edmundo ” do Valle, o Mario Moraes tem razão. É o neto do Antônio Hermírio, ora bolas.

  15. Fernando D.G. disse:

    O Mario Moraes está com problemas envolvendo a saúde do pai. Ele merece todos os descontos possiveis.

    Resposta do Felipe Paranhos

    Verdade. Verdade mesmo. Isso, sem dúvida, afeta a pilotagem.

  16. Alan Emiliano disse:

    pow o cara dizer q mario moraes e filhinho de papai vc ta de brincadeira e oh nao foi o mario q bateu no vitor meira foi o raphael matos q por sinal e muito fraquinho.
    E nessa corrida de Edmonton o culpado foi o horroroso Paul Tracy como a KV contratou esta porcaria como um jege n pode ver o companheiro ao seu lado na primeira volta e acabar com uma corrida promissora do excelente Mario Moraes q e o melhor brasileiro na Indy
    Força Mario Moraes em Kentucky voce vai ter um otimo resultado ou a primeira vitoria na Indy

  17. Fernando disse:

    Engraçado q o Paul Tracy em 3 corridas pela KV fez mais doq o Mario Playboy. no campeonato todo isso ngm fala, alias o carro do mario chegar inteiro ao fim ja eh milagre, so criticam Paul pq a midia nacional o faz… deve ser complicado nao ter opiniao propria.
    Na minha opinião falar q o Tracy eh grosso é o mesmo q falar q Barrichello é grosso e incompetente… claro mtos vão fala exatamente isso pq nao entendem porra nem uma.. e mais uma vez vão atras doq a grande massa pensa ao inves de ter opinião propria…

    Resposta do Felipe Paranhos

    Opinião é opinião, amigo, mais e menos qualificadas, a depender de quem lê/ouve/vê. Você não acha o Tracy grosso, eu acho. Sobre as três corridas do Tracy na KV, digo que o canadense é, sim, melhor do que a maioria em mistos. Mas porque a média dos pilotos em mistos é pífia, não porque ele seja fantástico. No mesmo Glen que o Mario bateu no Carpenter, Tracy largou dez postos abaixo do companheiro e, na corrida, bateu sozinho. Nas três provas, o Moraes largou à frente do Paul. Mas MM tem o ímpeto de quem tem 20 anos, o que muito o prejudica durante as corridas. Repetindo, acho uma temeridade julgar o piloto pelo dinheiro que tem/leva. E, como falou o Fernando DG, com os problemas de saúde do pai do Moraes, acho que ele tem todo o desconto nesta temporada.

  18. Thiao disse:

    ACho q o Moraes cagou, porque o Tracy já estava no bolo na linha de dentro…foi quando o Moraes foi sair da curva querendo fechar mais que deu a merda…é difícil avaliar, um pouco dos dois, mas acho q o Moraes podia ter mantido a linha dele…. A mesmo coisa na GP2 com o Grosjean… o cara estava na sua linha (tvz nao a mais correta) e vem o cara atras querendo abrir espaço que não existia pq o outro piloto já estava ocupando… cagada do Frances… e vai ser arrogante assim em outro lugar.

    Resposta do Felipe Paranhos

    Mas você não achou que o Moraes manteve a linha? Eu achei que ele foi fechando porque aquela era a tomada correta da curva. Grosjean? Pff. Concordo com você. Acho que ele ganhou a antipatia de muitos depois dessa…

  19. Marcelo Paiva disse:

    Acidente de corrida. Mário está errado por reclamar.

  20. Braulio Gerhardt disse:

    Acho que foi acidente de corrida, mas o Tracy poderia ter evitado. O Mário não tinha o que fazer. Ou ele fazia o traçado normal, como ele fez, ou fazia a curva bem aberta e saía na grama. Acho que o Tracy podia ter recolhido.

    O Mário é um piloto rápido, mas tem que por a cabeça no lugar. E essa história de dizer que ele tá lá porque tem pai rico que banca, isso aí sempre vai existir. No Brasil, pras pessoas não gostarem de alguém, basta ser rico.

    E por falar no Marco Andretti, vendo essa corrida eu cheguei a pensar “é… Andretti bom era o Mario… só o Mario…”

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo