Publicidade

Publicidade
02/11/2009 - 11:13

F1 2009: finalmente

Compartilhe: Twitter

Felipe Paranhos

O hiato de quase três anos acabou. No próximo dia 17, a Codemasters lança F1 2009, jogo oficial desta temporada da categoria. É a primeira edição do game sob a responsabilidade da empresa britânica.

A Sony, fabricante da série Playstation, teve a exclusividade da produção do jogo entre 2002 e 2007. Com o fim do contrato, a FOA pediu mais por um novo acordo e, após a recusa dos japoneses, a F1 ficou sem representação nos videogames.

F12009b

No meio deste ano do ano passado, entretanto, a FOA abriu uma concorrência para decidir a nova produtora dos jogos: vencendo Eletronic Arts e Ubisoft, deu Codemasters. A firma britânica acabou com o “monopólio” do Playstation e vai lançar o produto para mais consoles — desta vez, somente os usuários de Wii e PSP terão a chance de experimentá-lo.

O game é baseado no início da temporada 2009 — portanto, nada de Romain Grosjean, Jaime Alguersuari ou Vitantonio Liuzzi. Feito um pouco às pressas, F1 2009 tem o desafio de resolver alguns problemas claros de quando a Sony tinha a franquia: um modo carreira mais bem elaborado e longo, mais realismo do carro quando na zebra ou na grama e, sobretudo, nos acidentes.

F12009c

O problema é que o Wii é caracterizado por seus jogos “casuais”, menos preocupados com a representação fiel dos objetos do que acontece em outros consoles. Embora exista uma movimentação para acabar com isso, é possível que resquícios desta primeira fase do produto da Nintendo apareçam no jogo. Para trazer uma sensação mais próxima da realidade, o game vem com uma espécie de “volante” adaptado ao Wiimote — nome presepeiro para o inovador joystick da marca.

Veja um trailer de F1 2009:

Autor: - Categoria(s): F1, Virtual Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

104 comentários para “F1 2009: finalmente”

  1. Mario Berger disse:

    Quem lembrou do Geoff Crammond lembrou bem, e muito bem! Sempre fui entusiasta de jogos de corrida, já joguei muita coisa (como a maioria aqui), só que na minha opinião a série GP do Geoff é a melhor. Lamentável que não tenha saído mais nenhum jogo da série depois do GP4…

    Agora, sobre o novo jogo, será que sai uma versão pra PS2?

    • Felipe Paranhos disse:

      Não está prevista, Berger. Aliás, nós, proprietários de PS2, devemos comemorar o fato de o PS3 não ter pegado tanto, o que fez com que continuassem a ser lançados jogos para o console. hehe

  2. EduardoRS disse:

    Vindo da Codemasters, pode-se esperar um jogo bem arcade. Assim como a F1 verdadeira, deixam o conteúdo de lado para tentar agradar a todos, e no final acabam não agradando a ninguém.

  3. Moa disse:

    Gp2 e GP4 são classicos!!

    Mas melhor engine mesmo, melhor realismo fisico nas rodadas, batidas e dirigibilidade é o Indy500!! Aquele bem antigo de graficos de poligonos bem simples! Esse é o melhor de todos!

    • Chico disse:

      Sempre pensei assim! Joguei o Indy500 durante anos e a física era realmente a melhor… fora a possibilidade de ajustes no carro durante a corrida. Se apenas melhorassem os gráficos desse jogo ele seria o melhor!

  4. Spada disse:

    Ele roda em PS3???

    • Felipe Paranhos disse:

      Só o F1 2010

    • Spada disse:

      Não acredito…………rs

      Dando uma espiada nos comentários, também concordo que nunca vi nada igual a série Grand Prix.

      O que veio depois, nunca conseguiu convencer!

  5. Luís Felipe Netto disse:

    Geoff Crammond é o cara. Até hoje não achei nada melhor que o GP4. Não podemos chamar de jogo, mas sim de um “quase simulador”.
    Vamos torcer que não seja apenas um game com visual bonitinho.

    • Marcelo disse:

      Verdade amigo, esse é o cara!!! Já fizeram um monte de games para a F1 e ninguém passa nem longe dele! vamos torcer por algo diferente agora, apesar de achar dificil!!!

  6. diego nunes disse:

    pelo amor DE DEUSS..lance o mais rapido possivel formula 1 esse jogo é muito especiall para todos fans do automobilismo mundiall valeww

  7. Fernando disse:

    Atualmente para monopostos, o melhor simulador sem duvida eh o Rfactor. GP4 na sua época era o melhor, mas hj nao chega neim perto do realismo do Rfactor, principalemente com mods como o CTPD 2006, MMG 2007 e FSONE 2008. Sobre o jogo da codemasters eles devem utilizar a mesma engine do Race Driver GRID, ou seja, é legal, puxa um pouco pro realismo, mas no final das contas será mais um jogo arcade. abs.

    • Marcos disse:

      Só o fato de você poder correr com a McLaren 1988 do Senna em Nordschleife ou com a Copersucar 79 em La Sarthe, ou o que você quiser, já faz do rFactor algo incomparável.

    • Felipe Paranhos disse:

      Verdade. Falou tudo.

  8. Guilherme Maitelli disse:

    Pra um SIMULADOR de F1 pra PC, as melhores escolhas são:

    – A primeira, que será possibilitada logo mais, é esperar 2010, e baixar gratiutamente o mod FSONE 2009 pro rFactor.

    – A segunda, mais demorada, mas tecnicamente e esteticamente muito melhor, é esperar, em meados de 2010, a ISI lançar rFactor2 e a CTDP lançar o mod CTDP F1 2009.

  9. Que arcade horrível? Por que não fazem simulador descente, com ajudar pra quem não sabe pilotar…. pra que quem saiba possa se divertir tambem sem as ajudas?

    3 anos pra fazer esta porcaria, decepcionante!!!!

  10. André disse:

    rFactor simula excelentemente e só.Os gráficos não são mto bons e a IA é ruim,pra não dizer péssima.
    rFactor é bom pra jogar em rede mas não contra a CPU.
    GP4 simula bem,de maneira satisfatória,tem uma fisica ok e uma IA insuperável até hoje!
    O Geoff Crammond fez os 4 jogos pensando sempre na simulação,mas com uma boa dose de ajuda pra quem gosta de arcade.
    A ISI não sabe e nunca soube fazer uma IA decente!
    É assim com a série F1 pra EA,é assim com rFactor 1 e será com o 2,infelizmente :(.
    Ok.jogar contra os humanos é legal e tal,mas nem sempre a gnt quer ou pode né?
    A Codemasters sabe balancear bem entre simulação e arcade e tem uma IA respeitável até.
    Conheço eles desde o 1º TOCA,lá de 1997.
    É esperar pra ver.Se for no nivel do Dirt,já estará bom.

    • Felipe Paranhos disse:

      E só? Acho que é muito. Os gráficos são bem interessantes, embora já existam simuladores melhores neste quesito. De fato, a IA não é boa, até porque o jogo é feito pra MODs e rede, não pra jogar em casa contra o CPU. Tanto que só tem modo teste, fim de semana, essas coisas.

      Mas concordo com você: a conjunção Arcade-Simulação nunca foi tão bem feita como na série Grand Prix.

  11. agnaldo disse:

    oque eu posso dizer? Frmila1…

  12. Manoel disse:

    Eu acompanhei a série Grand Prix desde a primeira versão e há um ano jogo com o rFactor. Testei algumas vezes o produto da Sony. Vamos lá:
    Sony – realmente não prezava pelo realismo. É para usuários eventuais que querem apenas se divertir.
    Grand Prix 4 – gráficos bons, mas sofre de dois males. O primeiro é o não realismo das punições de corte na rotação do motor ao errar uma curva e o regulamento implementado ser o de 2002. O outro aspecto é ele ter a concepção gráfica muito antiga (versão antiga da DirectX). Não dá mais para jogá-lo com as placas gráficas mais avançadas.
    rFactor – de longe o melhor compromisso entre qualidade gráfica e realismo. Tem uma quantidade muito grande de mods para os carros e para as pistas. Eu uso o mod F1RL para os carros de 2009 e o FiHS para as pistas de 2009. Muita gente critica a IA por não ter trabalhado nas regulagens que existem para a mesma durante o jogo. Não fica nada a dever ao GP4. Você encontra muita gente criticando pela internet, mas isto é mais mito que realidade. Façam testes com diferentes regulagens da IA.
    Pelos gráficos que estão no post, o novo jogo é decepcionante. O rFactor está muito a frente, bem como o GTR2, que também é muito bom. As árvores que aparecem ao fundo são todas iguais. Isto não ocorre no modelo 3D do rFactor.
    Por fim, gostaria de dizer que qualquer destes jogos só valem a pena como experiência de simulação se você dispõe de um bom volante, com borboletas de troca de marcha atrás do volante. Com eles, é possível fazer uma corrida inteira sem se cansar, ao passo de que com um joystick você se cansa depois de algumas horas.
    É isso aí. Abraços.

  13. Manoel disse:

    Digo, se cansa depois de algumas voltas! ; )

  14. Sergio Andrade disse:

    Como somente jogo online com regras da FIA acho rFactor, GTR2 e GTR EVO incomparáveis, ao menos até o momento.
    Hoje vocês podem conferir às 21:30 hrs na http://www.racebrasil.com.br o que acontece em uma corrida de verdade, com regras rígidas, só que virtual.
    Para quem estiver disposto a dar mais de 500 voltas em treinos coletivos com os outros companheiros de equipe, desenvolvendo setup para a pista, se preparando para participar de uma corrida de verdade que pode acabar na largada, ou sofrer desclassificação durante ou depois da prova por alguma conduta fora das regras, recomendo a todos se inscreverem em alguma liga pois a emoção é real e garantida!
    Com relação ao Geoff Crammond, acho-o incomparável, o “mestre”, mas não se desenvolveu comercialmente o que lamento profundamente pois consideros seus softwares verdadeiros simuladores com AI avançadíssima e fundamental para quem joga offline, o que não é o meu caso.
    Com relação aos gráficos do rFactor, GTR2, GTR EVO acho-os muito bons se você tem um PC poderoso e com placa de vídeo e processador adequados, nada a dever a XBOX, Play Stations e afins, pois busco ir para as pistas, não para parques de diversão.
    Respeito todos os comentários, mas prefiro a realidade virtual, simulação!!
    Gosto do SHIFT, GRID, DIRT etc… são jogos de criança, muito fáceis, muito bem feitos e com graficos fantásticos, mas com uma pilotagem artificial, longe de serem simuladores.
    Abraços

  15. anderson disse:

    vai ter pra play 2???

  16. P.Lôbo disse:

    Não sei se entendi direito, mas eles irão disponibilizar APENAS para PSP e Wii? E o PS3 o XBOX 360, nada?! Este tem bem mais condições de suportar todo o realismo necessário para estes tipos de jogos…

    • Felipe Paranhos disse:

      O 2009 sim, Pablo. O 2010 deve ser lançado para PS3 e X360 tambem.

  17. […] This post was mentioned on Twitter by André Muraro, Daniel Boyadjian. Daniel Boyadjian said: Game F1 2009: finalmente http://bit.ly/2TKY5c […]

  18. Marcerlo Velez disse:

    vai ser dificil superar os jogos de f1 da sony com jogabidade perfeita espero ser surpreendido para melhor mais as imagem que vi não são nada animadoras vamos esperar para ver o que farão para o PS3 já que os jogadores de PS2 ficaram so na vontade….

  19. Osmar Cassão disse:

    Quem leva o automobilismo virtual a sério tem excelentes produtos como o GTR2 e o rFactor. A SIMBIN lançou também o WTCC, GTR2 Evo, STCC, GTL e RaceOn. A comunidade de desenvolvedores lança constantemente novos MODS gratuitos, boa parte de alta qualidade.
    Este game anunciado pela Codemasters vem tarde e aparentemente não acrescenta nadinha às opções hoje existentes.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo