Publicidade

Publicidade
30/11/2009 - 13:32

Vale mesmo a pena?

Compartilhe: Twitter

57074570

Felipe Paranhos

O nome mais falado no mercado de pilotos para 2010 é Pedro de la Rosa. Campos, USF1, agora Sauber… Trata-se, mesmo, de um grande piloto de testes, reconhecido por todos. Sabe como poucos coletar dados do carro e passar para a equipe. Mas tem um detalhe…

Vale mesmo a pena correr tanto atrás de De la Rosa? Ok, ele tem zilhões de quilômetros de teste com a McLaren. Mas o regulamento mudou bastante entre 2008 e 2009. E Pedro não fez nenhum teste com o carro desta temporada — com a Force India, em novembro do ano passado, e com a McLaren, em janeiro deste ano, usou os modelos de 2008.

Ou seja, nos primeiros testes para 2010, lá em fevereiro, Martínez — o nome do meio do rapaz — terá a primeira experiência com as diretrizes aerodinâmicas do último regulamento, que serão abaladas apenas pelos tanques maiores, devido à proibição do reabastecimento.

Aí eu penso: não é melhor investir em um piloto que tenha corrido esta temporada, aprendido a usar um KERS, lidado com as alterações de asa dianteira volta a volta, participado, enfim, do desenvolvimento de um carro totalmente novo em relação ao ano anterior?

Então, pensando assim, a solução estaria muito perto de De la Rosa.

Heikki Kovalainen.

Autor: - Categoria(s): F1 Tags: , , ,

Ver todas as notas

45 comentários para “Vale mesmo a pena?”

  1. João Luiz disse:

    Kova seria realmente uma boa opção, além de barata. Prefiro ele a Nelsinho Piquet, que ficou pouco tempo na Renault, Kova pelo menos terminou a temporada e acompanhou a evolução da McLaren…Boa pedida e acredito que ele vai fechar com a US F1

  2. Verde disse:

    Eu acredito no Kovalainen. Acho que ele fez uma segunda metade de 2007 muito boa e teve muito azar em 2008. 2009 foi infelicíssimo, mas acontece…

    E eu não entendo mesmo essa obsessão pelo De La Rosa. Esse sim nunca teve um momento de brilho na carreira. Mesmo na Arrows, tomou uma surra do Verstappen. Sempre achei ele um piloto nota 3.

    E a idolatria por Kobayashi também começa a encher o saco. Pra mim, por enquanto, um Kovalainen vale bem mais do que 10 Kobayashis.

    • Felipe Paranhos disse:

      Também acho. Koba fez duas ótimas corridas pela Toyota. Mas foi só isso por enquanto, não é o novo campeão do mundo. Vamos ver em 2010, acho que ele vai ter outra chance.

  3. Jonas Martins disse:

    Também não entendo muito essa correria atrás do De La Rosa. Me lembro da temporada de 2000, quando ele e o Irvine dividiam os cockpits da equipe Jaguar, e o Irvine (que era bom, mas nem tanto…) reclamou que o problema era que o De La Rosa testava e dizia à equipe que o carro estava bom, e eles nunca avançavam, nunca saíam do meio do grid, nunca dava uma real solução ou mudança para o carro melhorar… Parece que ele é um cara legal, que é fácil de lidar, e tem dinheiro – talvez a maior razão das equipes estarem atrás dele. Mas, acredito que se alguém está atrás de alguém com experiência em F-1, principalmente desses carros novos, Nick Heidfeld e Giancarlo Fisichella são as melhores opções. O Heidfeld nunca ganhou nada, nunca fez uma corrida espetacular, mas já derrotou o Kubica em 2 temporadas, e isso não é pouca coisa… O Fisichella fez grandes corridas, grandes burradas, e hoje parece maduro o suficiente pra levar um carro que teoricamente deveria andar no “meião” para a zona de pontuação. Esses sim, melhores que o De La Rosa… e que o Kovalainen na minha modesta opinião.

    • Felipe Paranhos disse:

      Sim, sim, Jonas. Eu cito o Kova porque é o piloto, dos sem contrato, que está esquecido. Mal ou bem, o Fisico é piloto de testes da Ferrari no ano que vem, e o Heidfeld já vem sendo falado em algumas equipes, inclusive na Mercedes. Por isso, fui buscar alguém que acho melhor do que o Pedro e não tem sido mencionado. ;)

  4. Fabricio Ferri disse:

    Concordo plenamente. Muito bem lembrado. O Kova é uma boa pedida.

  5. Pablo disse:

    A melhor pedida pro Kovalainen é sem duvidas a Renault, já que ele não parece muito disposto ir pra uma nova equipe (Ele já recusou a Lotus e talz…) mas vai que ele vá pra Manor/Virgin, USF1 ou Sauber, vamo ver no que vai dar, torço muito pro Kova continuar na F1 que foi até bem na Renault e sofreu na McLaren com a preferencia descarada pelo Hamilton desde que chegou lá

  6. Sidewinder disse:

    Ainda acho que é apenas boatos. O Pedro já foi citado várias vezes em temporadas passadas, mas não passou disso.
    E quando teve a chance de correr, não fez grandes coisas. Deve ser a mídia espanhola que taca lenha na fogueira.

  7. Denis disse:

    Kova não serve de 3 piloto e sua pouca experiencia nao deve ajudar uma equipe novata no desenvolvimento de um carro.
    A unica vantagem dele é realmente que correu no ultimo ano, fora isso De La Rosa é muito mais competente no quesito desenvolvimento que o Kova.

    Alias, essa coluna é ridicula.

    • Felipe Paranhos disse:

      Bem, vindo de alguém que não sabe a diferença entre uma coluna e um blog, vou interpretar como elogio.

  8. R.CASAGRANDE disse:

    Verdade seja dita: por mais mediano que possa ter sido o Heikki nos últimos dois não devemos esquecer que ele era segundo piloto da McLaren. Quando David Coulthard saiu de lá no fim de 2004 ninguém mais acreditava nele e o cara fez uma excelente temporada com a RBR, isso porque não tinha um Kimi Räikkönen como companheiro de equipe. Agora é pior ainda, porque o primeiro piloto da McLaren é britânico e, dizem, tem até poder de veto lá prás bandas de Woking. O de la Rosa é experiente, tem dinheiro e foi bem quando substituiu o Montoya em 2005 e 2006, então a meu ver ele é uma ótima opção para as novatas (até porque o outro piloto pode ser até melhor que o de la Rosa).

  9. Paulo de Tarso Marques disse:

    Bom, acho eu que no caso do De la Rosa a questão é apenas dinheiro, ele tem o Banco Santander por trás e claro muita experiencia e quilometragem nas costas, mais talento é talento… Eu não trocaria talento e vontade de correr por apenas experiencia. Tanto Nelsinho, quanto Kovalainen e até mesmo o Kobayashi seriam na minha opinião as melhores opções para as equipes novatas. Mais… U$$ também conta né. A conferir…

  10. Alvaro Junior disse:

    Somente um lembrete – em 2010 devido a um acordo entre as equipes, não se utilizará o KERS – portanto a “experiência” do Kovalainen com o dito cujo não valerá de nada, e piloto por piloto, “de la Rosa” é mais piloto que o Kovalainen, no que se refere a desenvolvimento do carro.

    • Felipe Paranhos disse:

      Se a Williams voltar a endurecer para usar o KERS dela em 2010, como já forçou, quem quiser vai usar. E aí pode ser importante, mesmo. Embora as novatas não devam gastar dinheiro para fazer um pra ela.

  11. Marcelo Martinez disse:

    ele não é um mau piloto… Mas devagar com a dor. Daqui a pouco muitos vão dizer que ele é tão bom quanto seu compatriota Kimi Raikkonen.

    • francisco disse:

      Não sei os outros, mas eu sempre procuro ir devagar com a dor. Não gosto de sofrer.

  12. EduardoRS disse:

    Se o De la Rosa correr novamente, vai fazer um papelão igual ou pior que o Badoer.

  13. Renato disse:

    Acertador de carro…então levem o Moreno.

  14. dionisio disse:

    O De la Rosa além de milhões de km em testes, tem também alguns milhões de euros do Santander. Por isso é tão bom piloto…

  15. abelardo disse:

    es uuna vergonha lo de la usf1 esa gente sao mafiosso que papelao que fiserao nossa eu pediria perdao a todos os que enganarom principalmente ao povo argentino eu espero que tenha vergonha na cara e se retrate ante la gente ….kkkk sera mas es dificil esa gente nao tem carater.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo