Publicidade

Publicidade
14/12/2009 - 18:21

Se chegar na final…

Compartilhe: Twitter

0702205PGERMANY CELEBRATES

Felipe Paranhos

Um detalhe me chamou a atenção no calendário da F1 para 2010: o GP da Inglaterra acontecerá em 11 de julho, mesma data da final da Copa do Mundo da África do Sul. A corrida será às 9h e a partida às 15h30, ambas no horário de Brasília.

Ao contrário do que possa parecer, esta não é exatamente uma invenção de Bernie Ecclestone: será a sétima vez que a decisão da Copa coincide com um GP da F1. Isso já aconteceu com outras seis finais: 1954, 1962, 1970, 1974, 1990 e 1998.

Em 1954, a Hungria de Sandor Kocsis e Ferenc Puskas sucumbiu aos surpreendentes alemães, que haviam perdido por 8 a 3 na primeira fase e conseguiram o que ficou conhecido como Milagre de Berna ao vencer por 3 a 2. No mesmo dia 4 de julho, Juan Manuel Fangio ganhava o GP da França.

Jim Clark venceu o GP da Bélgica de 17 de junho de 1962, enquanto parte do mundo voltava seus olhos para Mauro Ramos de Oliveira, que erguia a taça Jules Rimet no Chile, após a vitória do Brasil sobre a Tchecoslováquia.

A coincidência aconteceu de novo em 1970, novamente com um título brasileiro, e em 1974, quando a Alemanha Ocidental desbancou a Holanda de Johan Cruijff de virada. Naquelas ocasiões, Jochen Rindt ganhou o GP da Holanda e Niki Lauda Ronnie Peterson o da França.

Em 8 de julho de 1990, Alain Prost venceu em casa e a Argentina perdeu para os alemães. Oito anos depois, Zidane e Petit derrubaram o Brasil de Ronaldo na final da Copa da França, horas depois de Michael Schumacher levar a taça do GP da Inglaterra.

Notaram que os três títulos alemães aconteceram quando finais de Copa coincidiram com GPs de F1? Ballack, Schweinsteiger e Gomez comemoram.

Autor: - Categoria(s): F1 Tags: , , , ,

Ver todas as notas

17 comentários para “Se chegar na final…”

  1. Danilo Silva disse:

    O pior de tudo isso é aguentar os irritantes (para quem gosta muito mais de F1 que futebol) flashes mostrando os jogadores acordando, almoçando ou “coçando”, em plena transmissão de corrida…

    • Felipe Paranhos disse:

      Duas voltas para o fim, disputa incessante pela liderança, e corta para ÔNIBUS da seleção saindo do hotel.

    • CELSO disse:

      SE O BRASIL CHEGAR A FINAL OU NÃO, A GLOBO EXIBIRÁ O JOGO COM FLASHES DA CORRIDA.

  2. Pedro Ewald disse:

    Pra quem gosta de coincidências, Alemanha rumo ao tetra!

  3. Onde está escrito Niki Lauda leia-se Ronnie Peterson. O sueco venceu a prova em 1974 e o austríaco, no ano seguinte.

    • Felipe Paranhos disse:

      Sim, me confundi e coloquei o vencedor do GP da Holanda de 1974, não o da França. O Lauda ganhou o GP anterior ao citado. Valeu, Rodrigo!

  4. Juliano disse:

    1954 – Alemanha x Hungria
    1962 – Brasil x Tchecoslováquia
    1970 – Brasil x Itália
    1974 – Alemanha x Holanda
    1990 – Alemanha x Argentina
    1998 – Brasil x França

    Então podemos dizer também que é alta a probabilidade de que na final da Copa estará ou o Brasil ou a Alemanha, quiça, ambas, reeditando a final de 2002 em Japão/Coréia do Sul. A revanche para os alemães, ou o Brasil fazendo com os tedescos o mesmo que fez com os italianos, transformando-os em fiéis fregueses no que se refere a finais de Copa do Mundo.

  5. Alberto Durand disse:

    Tomara que as transmissões via internet sejam liberadas aí adeus as coceiras, os almoços , etc… Valeu o comen-tário de Danilo.

  6. Alberto Durand disse:

    A vc Felipe um abração.

  7. Fabricio disse:

    A final da copa de 54 – o milagre de Berna – foi 3×2 pra Alemanha, então Ocidental.

    • Felipe Paranhos disse:

      Fazer as coisas com pressa dá nisso. 3 a 2, claro, de virada. Hungria fez dois gols nos primeiros 10, 15 minutos. Valeu, Fabrício.

  8. Bruno disse:

    Isso se o Brasil conseguir chegar até lá. Olha que o Brasil pode cair nas oitavas, existe a possibilidade de um confronto Brasil x Espanha já nas oitavas. Na primeira fase é difícil, mas não impossível, vai que se classificam Portugal e Costa do Marfim.

  9. Fernando disse:

    Pela coincidência, ou o Brasil ou Alemanha podem chegar na final. Se em 98 o Brasil chegou e perdeu para a França, acredito que os alemães cheguem e percam para Argentina ou Inglaterra (ou até Espanha). Se for para argentinos ou ingleses, a freguesia alemã perderá de 2 x 1 contando 1 empate em cada confronto.

  10. Fábio Mendes Santos disse:

    Para oq q não perceberam, a corrida vai ser de manhã aui, como sempre. O jogo vai ser só de tarde, portanto, problema algum!

  11. Kelton Reis disse:

    Acredito que pra quem gosta de F1 é melhor ter uma corrida no dia da final, mas em horário diferento do jogo, do que uma corrida em que o horário coincida com qualquer jogo da 1ª fase.
    Já imaginou ficarmos sem ver um GP porque a Globo está transmitindo Nova Zelândia X Eslováquia?

    abraços

  12. Se de Brasil x Alemanha na final novamente, que seja o final de 2002. HEHEHEH

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo