Publicidade

Publicidade
05/01/2010 - 22:27

Um grande cara

Compartilhe: Twitter

Conheço muita gente que, baseada nos dois últimos anos de F1, acha que Kimi Raikkonen era totalmente dispensável da categoria e, por isso, não vai fazer muita falta. Discordo, e discordo muito. Não apenas pelo baita piloto que o cara é, mas por ser extremamente genial quando decide se manifestar.

Sem ficar de gracinhas ou falando sempre o mesmo discurso pasteurizado – quando não está a fim, simplesmente não fala, ou MURMURA qualquer coisa para o que o deixem em paz -, Kimi é diferente dos demais quando tem vontade de se manifestar. E foi o caso na entrevista que deu ao Red Bulletin: sincero e honesto, ele mostrou muita personalidade.

Não se negou, por exemplo, a falar sobre as dificuldades que acredita que terá no WRC em 2010, nem sobre o acidente sofrido no Rali da Finlândia do ano passado e as expectativas que determinou para este ano. Também foi franco ao falar sobre o seu tempo de F1, dizendo que “todas as voltas são iguais” e que preferiu o carro deste ano da Ferrari ao do ano passado – e também sobre a relação do piloto com outras pessoas quando precisa falar sobre algo de um carro.

Enfim: vale a pena ler. O link está ali em cima.

A dica musical de hoje é de uma banda também escandinava e que leva no nome o sentimento que Kimi demonstrou do atual ambiente da F1:

Hellyyttä!
Francisco Luz

Autor: - Categoria(s): F1, WRC Tags: ,

Ver todas as notas

31 comentários para “Um grande cara”

  1. Kurten SC disse:

    Rs… resolvi comentar para não deixar “o post constrangido” o Kimi não faz falta nem para a equipe pela qual tinha contrato, foi o campeão (caiu no colo) dispensado de forma mais vexatória ainda no meio de seu contrato…. para colocarem o piloto mais chato da F1 em seu lugar… para se ter uma idéia de como é dispensável… Ficou melhor pagar para ele desaparecer… McLaren, Brawn e RedBull ninguém o quis… (mas pode ser que os chefes de equipe não entendam nada de F1) e vai ser o mesmo fiasco no WRC. O Kimi não vale o qto ele cobra, pior relação custo benefício depois de David Coulthard (pq este tbm só andou de carro bom e nem campeonato levaou..). Tá sendo bem pago para não fazer nada, como sempre.

    • francisco disse:

      Teu negócio, pelo nome, é TÊNIS, chapa.

    • Arnold disse:

      ou badminton……

    • Paulo disse:

      Como alguém é capaz de escrever tão mal tanta abobrinha… Realmente não passa de um retardado, não falou absolutamente NADA com coerência. Mas realmente, sabemos que SC só produz matutos muito burros e mulheres para cariocas.

    • francisco disse:

      Preconceito com um estado também é uma forma de burrice. E daquelas crônicas.

  2. paulo vitor disse:

    até concordo com oq ele disse sobre a formula 1…mais não da pra concordar q ele vai fazer falta pelo seu jeito, pq a formula 1 precisa exatamente do contrario dele, de caras q falam, falam oq precisa der dito, não q fique kieto como ele sempre ficou, precisamos q ele tivesse sido assim no seu tempo todo f1 , mais de qualquer forma valeu ver ele dizer sobre o ambiente q é mto melhor no rali, pq realmente é mesmo.

    • Conrado Andrade disse:

      Discordo de vc justamente pq ele fala o que tem que ser falado, ao contrário do que vc disse. Ficar quieto, é uma virtude qndo se trata de gente inteligente. São poucos que viram e falam que o negócio está desinteressante… que as voltas são todas parecidas… que há muita politicagem… que não aguenta esse franchising todo… que é ruim pra F1 perder as montadoras, etc. Gente que fala demais, acaba que nem Rubens: falando sozinho.
      Mas respeito seu pensamento!
      abs

    • Paulo disse:

      Falar não é pra piloto, as corridas inclusive deveriam ser transmitidas apenas com o som dos veículos e comentários oficiais. Comentário perfeitamente dispensável, piloto tem que correr, e nisso o Pinga é fera. Ainda voltará. Não é a toa que foi o piloto mais bem pago por vários anos. Realmente me perco corrigindo ignorantes.

  3. Conrado Andrade disse:

    Li a entrevista.
    Se trata de um monstro, numa boa. Piloto velocissimo, regular, agressivo… afiadissimo em passadas e defesas. É bonito de ver andar até sozinho. Vai fazer muita falta esse ano… MUITA. Se ele tivesse no grid (E o Heidfeld) a F1 teria um line-up pra década nenhuma botar defeito – já tem…. Torço pelo seu sucesso no Rally… mas torço mais ainda pra ele voltar pra F1 ano que vem. Sou fã do finlandês, sou Ferrarista e lamentei muito a troca pelo Alonso… por mais que goste do Alonso tb.
    Pilotos como Kimi Raikkonen são raríssimos hj em dia…
    abs

  4. Arnold disse:

    Eu quero um snowmobile……………..

  5. Pablo disse:

    Kimi fará muita falta a F1! o cara do 1º post só pode ser uma dessas pessoas que se baseam de F1 nos ultimos 2 anos…
    É uma pena que o Kimi vá embora, sem ele a F1 não será mais a mesma! Só que depois que a Ferrari fez a BURRADA de trocar ele por Alonso, a F1 pro homi virou um plano B…

    Quem sabe esse tal contrato com a Red Bull o faça voltar em 2011… até pq é mais fácil acompanhar F1 do que o WRC =P

  6. R.CASAGRANDE disse:

    Definitivamente, Kimi fará muita falta na F1. Se analisarmos sua carreira desde 2001, ele foi realmente muito superior do que a maioria dos seus concorrentes. Não fosse a falta de sorte, poderia ser hoje um tricampeão mundial (contando 2003 e 2005). Além de tudo, sempre foi original, é um cara com personalidade, que não se importa com essa chatisse que é a formalidade na categoria. É alguém que sabe que a F1 não é tudo. Quando cansou, caiu fora, vai fazer outra coisa que acredita ser divertida. Tem gente que vê a F1 como o supra-sumo do automobilismo e não vai embora nunca ( Heidfeld, Fisichella, Trulli e Barrichello), mas o Kimi se importa só com aquilo que gosta, independentemente de ser ou não a principal categoria, a mais famosa, a que paga melhor… Isso, no mundo de hoje, onde tudo é tão padronizado, deveria ser bem mais valorizado, mas não é. Parece que tem gente que quer que todo mundo seja igual, que pense igual. Quem acha que o Kimi não faz fazer falta não se dá conta que não basta só ser bom piloto e ser um verdadeiro chato que segue as “normas de convivência no paddock”. Mas não quero o retorno dele nem em 2011 nem nunca. A F1 não é um bom ambiente para alguém como ele, que seja feliz e bem-sucedido no WRC. Thanks and good bye Kimi Räikkönen!

    • Conrado Andrade disse:

      Eu só tiraria Heidfeld da lista. Pra mim é o maior subestimado de todos os tempos. Deu couro no Kubica qndo todos achavam que ele não seria páreo: 2 vezes. É um piloto muito rápido e se destaca em defesas e ataques, além de ser um piloto extremamente limpo. Tem cada passada no curriculum pra Alonso nenhum botar defeito (inclusive, Alonso é meio freguês dele nesses termos). Acho uma pena ver que o pessoal não dá crédito pro cara… mas é isso aí, bola pra frente!
      abs

  7. Bianchini disse:

    O pessoal diz que o Kimi não fala, e não é nada disso. Ele apenas não gosta de ficar enchendo linguiça. Quando é uma entrevista profissional, assim como o Piquet pai, ele se torna um ótimo entrevistado.

    • Conrado Andrade disse:

      Essas falácias vem dos “formadores de opinião” (que não tem noção do qnto sua palavra vale). Aquele mesmo que disse que o KR foi campeão “circunstancial”. O povo acredita e, pela natureza alienada dos mesmos, cai na graça e vira uma “certeza”.

  8. Daniel SC disse:

    Concordo planamente, Kimi fará muita falta sim. Nobert Haug declarou varias veses publicamente que a porta da Mercedes estava aberta para kimi. Mas ele faz oque quer. eu foi para o WRC. Ele provou seu Talento com a fraca F60 este ano. Gostaria muito de velo na Formula 1 ano que vem.

  9. ba disse:

    Estranho… ele fala “I did negotiate with another F1 team for next season, but we couldn’t agree 100 per cent”. Teria sido a McLaren?

  10. Rafael disse:

    Vao dizer que sou louco, mas acho que, independente de fazer falta ou nao pra f1, o Kimi era, até o ano passado, o melhor piloto da f1 em atividade! seria bom ve-lo competir contra o schumy! E fora minha opiniao pessoal, tem os numeros: 17 vitorias (mais que o emerson, por exemplo), 579 pontos (perde apenas para schummy, senna, prost e barrichello), 62 podios (é o sexto, perdendo apenas para os quatro do intam anterior + coultard), 16 poles, 35 melhores voltas (perde apenas pro alemao e pro prost)… Para mim ele realmente nao faz falta, mas nao dá pra dizer que o cara é ruim!

  11. Rafael disse:

    Sorry
    Eu disse no comentario anterior que seria bom ve-lo competir contra o alemao depois disse que ele nao faria falta… quis dizer que definitivamente nao sou fa dele, nao toço pra ele… mas que o cara é bom, é!

  12. nrsa disse:

    Não sei se tô ficando louco, mas no proprio grandepremio, pelo que li ficou claro, que a Ferrari, pagaria multa ao Kimi se e somente se ele não corresse por outra equipe, o próprio pensaria da seguinte forma. Posso ficar em casa e ganhar 50patacas, ou posso correr e ganhar as mesmas 50patacas, ou vou pedir 60patacas para correr. Daí porque não entendo de todo mundo falando de injustiça pela sáida do grande piloto (que tambem acho), quando na verdade ele não irá correr este, muito provalmente por vontade própria, e não vem ninguem me dizer que ele deveria abrir mão da multa recisória de milhões da Ferrari, que neguinho aqui no Brasil deixa de assinar carteira pra ficar pegando o seguro desemprego.

    • francisco disse:

      Não disse que é injustiça. Disse apenas que é uma pena.

  13. Claudio disse:

    Se ele se encheu da formula 1 e quis se mandar pra fazer o que ele gosta, está certissimo. Mas dar entrevista pra ficar reclamando da formula 1… na boa, do salário ele nunca deve ter chiado.
    Realmente tem corrida que é um pé no saco assistir, mas o que os PILOTOS tem feito pra melhorar as corridas, o nivel da competição, incluindo ele quando estava na Formula 1 ? “Obrigações contratuais” os impedem de fazerem alguma coisa ?
    Na boa… quem fazer dá jeito, quem não quer fazer dá desculpa.

  14. Paulo disse:

    Realmente, chamar de “campeão circunstancial” qualquer campeão, é a coisa mais ignorante que alguém pode comentar sobre um campeonato. Só o melhor vence, e, quem perde, necessáriamente é pior. Vale o conjunto carro-piloto, não ha que se analizar circunstâncias, mas sim o sucesso ou fracasso do conjunto. O pinga SEMPRE teve problemas com o carro, primeiro as MPs que quebravam na última volta, e depois umas ferraris que eram sofríveis de guiar, mas, como sempre, o Pinga mostrou um excelente serviço. Azarado, isso sim, mais até que o Turtlerubens, tanto que com TODA sua competência levou apenas um campeonato.

  15. capacete disse:

    Kimi tem o que pouquíssimos pilotos (pq são um bando de cagões) têm hoje em dia: ATITUDE. Tem gente que acha que a pessoa que não fala é pq não tem opinião, ou que não tem atitude, só que dizer isso do Kimi é atestado de burrice. Juntem todas as entrevistas dele e verão que ele diz absurdamente mais, e é muito mais interessante do que qualquer outro piloto. Na pista: o único cara que não veta companheiro de equipe. Sabem por quê? Nas entrevistas ele diz: “Montoya? Não me interessa, eu não me importo com ele. Schumacher? Eu não me importo com ele.” Fala a verdade, o que sente, sem titubear nem encher linguiça. Entrem no blog do Felipe Motta e procurem a reportagem que foi feita com a família do Kimi, na Finlândia. O ÚNICO PILOTO DE CLASSE BAIXA QUE VENCEU NO MUNDO DO AUTOMOBILISMO. ELE É O CARA.

  16. Hildo disse:

    Olha… Já odiei e já amei o Kimi… entre 2007 e 2008 corri o mundo pra ve-o ao vivo em pistas diferentes e o titulo de 2007 foi magnifico! Mas do Kimi de 2009 nao sinto falta alguma… snto falta, realmente, o No Fun At All, que já tocou no Brasil em 99 e felizmente em janeiro agora volta pra uma reuniao em nossas terras…
    Em suma, já gostei muito do Kimi de antigamente, mas antigamente por antigamente, o melhor do post, pra mim, é video!
    hahahaha!
    Brincadeira, boas nocoes e um bom texto!

  17. Ganga disse:

    É vero o cara vai fazer falta sim, e mesmo que não arrume nada na WRC . Estara fazendo o que ele acha divertido e eu tb, se eu fosse piloto conserteza eu estaria no Rally. Boa sorte pra ele no Rally so que la quem manda é LOEB.

  18. Marcelo Liberatori disse:

    Se estivesse no atual grid, Kimi é o que tem maior velocidade, inclusive mais do Alonso e até Schumacher. O problema dele é motivacional, nisso ele perde para ambos!

  19. Marcelo Costa disse:

    Baita de um piloto o Kimi, questionar título de piloto é fácil: Senna foi campeão em 88 com um carro pronto pelo Prost e com o regulamento dos descartes ao seu favor, em 90 foi campeão jogando o carro no Prost e em 91 ele pegou uma Williams que só quebrava com um Mansell que errava na pista e equipe que erravam no boxe, lembrando que Mansell perdeu 3 títulos na carreira, além disso Senna tinha o Otário Berger de escudeiro declarado!!! Viu como é fácil Galvão dizer como um piloto pode ser campeão “circunstancial”? Ora o Kimi fez um baita campeonato em 2007, mudou de equipe e logo ja venceu o primeiro GP, depois estava em fase de adaptação e ficou em baixa, viu Massa melhorar. Na França começou uma brilhante reação, basta olhar na tabela de 2007. Faltava 3 corridas longe dos líderes e ele falava que acreditava no título, foi campeão, se Massa ajudou, foi porque Kimi forçou essa situação no Brasil, sua parte foi feita e ele ganhou um campeonato de “virada” batendo 2 grandes pilotos na Mclaren! Eu sou mil vezes o Kimi CALADO que o Rubinho CHORAMINGANDO AS PITANGAS, Kimi nunca se “vendeu”, tem atitude e não é mercenário, podia ficar na F1 e faturar um salário de mais de 20 milhões! Preferiu sair por causa da chatisse que cerca a F1. Em 2003 no início de temporada ganhou o respeito de Schumacher que dizia estar impressionado com a constância de Kimi, liderou 2003 até a metade da temporada e foi traído pelo azar, Kimi fez várias corridas de recupeação, venceu até o GP do Japão 2005 largando nas últimas posições e ultrapassando Fisico por fora na última volta! Em 2005 Alonso tinha um grande carro era constante, Kimi sempre voador, mas o carro quebrava muito, acho que ele esteve mais perto do título de 2003 que 2005. Merecia muito sair da F1 com pelo menos 3 títulos, com 9 temporadas assim como Hakkinen saiu cedo da F1, mas tem um curriculo que poucos conseguiram na “era moderna” da F1, espero que um dia seja campeão no WRC, mas se voltar que consiga um carro vencedor na F1. Kimi assim como Alonso e Schumacher não vieram de famílias ricas ou tinham apoio de sobrenome famoso, chegou a F1 simplesmente pelo talento, apostaram neles e apostaram certo. Kimi em 7 anos foi campeão, lembrando que Senna levou 5, Prost 6 e Mansell 12 anos, já o Rubinho lenga-lenga, hoje nem sendo campeão resolve mais, resolve depois de 18 anos choramingando as pitangas??? Isso se fosse campeão em 2010, mas não vai ser! Se fosse seria bom para entrar para o livro dos recordes! Kim sai da F1 com a moral alta…

  20. ANGEL disse:

    Vivem falando que o kimi ganhou o titulo por que o Massa e Hamilton deu, ridiculo, se não fosse ele conseguir nas ultimas corridas subir em primeiro lugar no pódio não conseguiria, e no Brasil mesmo com o Hamilton atrapalhando a classificação do Kimi que todo mundo viu e esqueceu, conseguiu uma boa colocação, brigou nas primeiras curvas ultrapassando quem estava na frente e ganhou com total mérito, coisa que o Massa não conseguiu, e outra se o Massa ganhasse o campeonato também seria pelo Kimi, pois ele tirou o pé do seu carro deixando ele ultrapassar em uma dessas corridas pelo mundo, onde até o Galvão deu Enfase ao fato, e no Brasil ele conseguiu manter a posição, e até mesmo em uma entrevista ele disse que torceu muito pelo Massa naquele momento, pergunte ao contrário será que o Massa torceu pelo Kimi?. Espero que o Vettel esse ano seja o melhor e que a ferrari se ferrar desculpem esqueci o i.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo