Publicidade

Publicidade
29/01/2010 - 11:38

La Rossa e The (old) Silver Arrow

Compartilhe: Twitter


Eis aí acima os dois primeiros carros da temporada 2010. Para quem não sabe, o vermelho é a Ferrari F10, e o prateado é o MP4-25 da McLaren.

Ainda não tenho uma opinião formada sobre o desenho dos carros – que é, por enquanto, tudo que pode ser analisado. Sou favorável à proibição do reabastecimento, mas ainda estou achando tudo muito ABRUTALHADO, como os radiadores e a traseira, que contam com o espaço maior dos tanques de combustível.

Claro que o grande destaque é o SHARK FIN ou BIGORNA da McLaren. Parece bem maior do que os utilizados até hoje, e ele efetivamente é ligado à asa traseira – no geral, o final deste APÊNDICE era no AR, sem tocar no aerofólio. Vamos ver o que vai dar.

Nenhum dos dois carros me agradou muito. A Ferrari assim branca até é legalzinha, mas sei lá, sou fã do vermelhão total. A McLaren não mudou nada. E, perto da Mercedes, as duas EMPALIDECEM.

Opinem.

E curtam um RATT bem PEGADO:

Abraços,
Francisco Luz

Autor: - Categoria(s): F1 Tags: , , ,

Ver todas as notas

57 comentários para “La Rossa e The (old) Silver Arrow”

  1. Leandro disse:

    Chico, esse prateado da Mclaren não seria um “cromado”? Achei que o prata da Mercedez é um cinza escovado. Prefiro o cromado McLaren… mas essa bigorna…

    • francisco disse:

      É, cromado define melhor, mesmo. Mas acho meio MAGALÃO demais, o da época da West era mais classudo, para mim.

  2. MAX disse:

    Achei a Mclaren muito linda, mas creio que a equipe que conseguir fazer esse novo caro com entre-eixo mais curto vai se destacar na temporada..

  3. roxxon valdez disse:

    fearrai durona tem de ser vermelha. e a maclaren? será que está no regulamento? depois ganha um monte de corridas e aí acontece igual o ano passado com a brawn, tudo começa a gritar que tá fora da lei pede anulação das corridas ganhas. eu ehein…

  4. Alvaro Jorge disse:

    Concordo com voce que os carros parecem pesadões, mas com o aumento do tanque não tem muito jeito. A frente da Ferrari ficou mais bonita, já a Mclaren a traseira está mais interessante, minha dúvida é se esta asa bigorna está dentro do regulamento, pois deve aumentar a pressão aerodinamica com uma área muito maior.

    • francisco disse:

      Sou completamente BURRO e TAPADO em termos de aerodinâmica, mas ACHO que as bigornas não influenciam na pressão exercida pelo ar. Elas servem mais para direcioná-lo do que para agir como uma asa que prenda a traseira no chão.

      Ou estou errado? Alguém? Roberto Zimmermann?

    • Conrado Andrade disse:

      De acordo com o site da F1 (Technicals), é mais ou menos o que vc disse mesmo, Francisco. A função principal é canalizar o ar pra uma maior eficiência do aerofólio traseiro. Em curvas rápidas parece que faz alguma diferença tb… só com um CFD aqui pra descobrirmos. hehe.
      Outra coisa que notei, é que o pessoal ta achando que a junção da bigorna com o aerofólio, é inédito. Realmente acho que tenho a impressão de ter visto isso antes. Não lembro se na STR, RBR ou Toyota… enfim, vai ser muito dificil vermos algo realmente novo esse ano, em termos de estética e soluções aerodinâmicas. (tb sou burro e tapado nesse quesito aerodinâmico)
      abrs

    • francisco disse:

      Obrigado pela dica, Conrado.

  5. RafaelF1 disse:

    Pelo menos aqui ninguém ficou falando o absurdo de que é cópia da RBR isso e aquilo. Dizer que a Ferrari é cópia da RBR por causa de uma entrada de ar ou a altura (a forma e comprimento são extremamente diferentes)do bico; ou que a “bigorna” da Mclaren também é cópia da RBR são exageros desnecessários(no caso da Mclaren toda a parte traseira está mais parecida é com a Renault de 2009).

    • francisco disse:

      Cópia é um evidente exagero, mas que os dois bicos foram “livremente inspirados”, isso foram.

  6. Nildo Júnior disse:

    Pelo que sei, a bigorna serve para as curvas de alta, para sentar o carro mais no chão. Mas dá uma olhada nisso: http://www.liquidaportoalegre.com.br/liquida2010/

  7. Glailson disse:

    Não estou vendo a imagem da McLaren

    • francisco disse:

      Cara, aqui está aparecendo normal. Experimenta dar um ctrl+F5, que geralmente funciona.

  8. chulas disse:

    Gostei mas Mcs, mais do que das Fers, mas acho que a Mecs estarao mais limpas e sem frescuras, mas tambem acho que as novatas estarao iguais as RBRs, faz mais sentido o bico chanfrado, copiar é preciso, entao, copiar o que andou bem, mas nao ganhou em 2009

  9. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Na minha opinião a F10 manteu a elegancia,que um F1 tem de ter,pelo menos pra mim,e essa combinação de Branco com Vermelho ficou bem bonito,pelo menos eu gosto.
    O MP4-25 pra mim ficou um pouco estranho,ele não é um daqueles carros que agrade facilmente,a pintura promiamente dito é bonita até,e pra mim tem uma boa diferença pro o Mercedes GP,acho que vai ser dificil diferenciar somente nas provas noturnas.E essa bigornia,ficou longa demais e agressiva demais,a Mclaren exagerou nessa parte do carro,não gostei.
    Mas não me pergunte qual a mais bonita?Pois eu prefiro esperar ver o carro da Toro Rosso,que acredito que será o mais bonitos de todos…

  10. Pablo Habibe disse:

    Saiu também o McLaren 2010! Chamou a atenção de todos o prolongamento da “bigorna” até o aerofólio traseiro. Já me dou por satisfeito por termos como diferenciar os carros a olho nu por algo mais que a pintura. Tenho, antes de qualquer coisa, de confessar que nem o carro, nem a dupla de pilotos campeã conseguem me empolgar mais do que a idéia de eles fazerem o próprio motor daqui a algum tempo.
    Pelo menos é o que se fala por ai, não? Esse clima de fim de relacionamento com a Mercedes acaba direcionando toda a minha atenção para o futuro da equipe. McLaren pode até bater a Mercedes esse ano usando os motores dos alemães, mas não faz muita diferença para mim. Vai sempre parecer uma troca de ressentimentos.
    Agora, a salvação da F1 no quesito tradição vai acontecer mesmo quando chegar o dia em que teremos a Mercedes, ressurgida das cinzas dos anos 50 e a McLaren com seu próprio motor, dando o ultimo passo para fora da garagem e virando um fabricante de vez, juntando-se aos italianos que estão lá desde o inicio. Quando será? Ano que vem? Vamos aguardar…

    • Conrado Andrade disse:

      Idem! Estou louco pra ver!
      O legal é que assim como a Ferrari já tem o vermelho por tradição, e a Mercedes o prata, a McLaren certamente vai ter esse cromado como cor tradicional de seus carros. Ou pelo menos tem tudo pra ser assim…

    • Daniel Ramos de Oliveira disse:

      Concordo,tambem estou com vontade de ver isso.A Mclaren fabricando o seu próprio motor,mas é bem capaz que quando isso acontecer ela mude as cores pra Laranja ou Branca com Vermelha.
      Mas dai sim agente vai ver um confronto entre as 3 maiores equipes da F1.Tomara que em 2011 isso ocorra.

  11. Fábio Castro "Zulu" disse:

    aee galera, foto da nova williams fazendo shakedown.

    juro que nao é virus nem spam nem nada dessas merdas!

    manda um agradecimento pra mim! valew

    http://www.gazetaesportiva.net/nota/2010/01/28/619870.html

    • francisco disse:

      Cliquei aqui e estragou minha geladeira de tanto vírus. =(

      Sacanagem, é real.

  12. Danilo Candido disse:

    Imaginem como vai ser guiar estes “transatlânticos” em Mônaco (hehehe, vão ter de manobrar na Loews !!!)… a não ser que consigam o milagre de encurtar os carros para a prova.

  13. Danilo Candido disse:

    Independentemente disto, achei os dois carros muito bonitos. Sempre achei os F1 grandalhões (vide década de 80) os mais belos da história.

  14. gss disse:

    Alguém pode me responder: se Mclaren vai usar o motor oficial da equipe Mercedes, ou de 2a. geração? E a ferrari: quero ver até onde vai a amizade de Alonso x Massa, sera que o Massa vai guentar a arrogancia do Espanhol?

    • francisco disse:

      Vai usar o mesmo motor, a princípio – o Mercedes-Benz FO 108X, que é igual ao da temporada passada. Não existe “segunda geração” neste caso, até porque a Mercedes ainda continua no nome e estampada na carenagem da McLaren. Claro que, se pudessem escolher por um motor “melhor”, indicariam este, mas o propulsor deles é praticamente um PANZER de força e durabilidade.

      Sobre Alonso e Massa, não acho que eles sejam amigos e nem que o Alonso seja arrogante.

  15. Jorge Teixeira disse:

    Não entendo tanta empolgação sobre a bigorna da Mclaren. É apenas uma cópia da bigorna da Red Bull, ela também presa à asa!

  16. lupahp disse:

    queria ver a ferrari toda amarelinha. afinal é a cor oficial dela.

    • Daniel Ramos de Oliveira disse:

      Tá louco?A Ferrari amarelha ia ficar horrivel.A cor oficial dela é a Vermelha…Queria ver era uma Preta com o Rossi pilotando ela :D

  17. Edgard disse:

    Mudando um pouco o assunto do post, e essa história da Stefan GP ‘aquecendo’ para entrar no jogo, com a quase iminente derrocada e saída de ‘senna’ e de ‘campos’? Obviamente que somente a emissora oficial e seu site oficial não comentam nada sobre o assunto…

    • francisco disse:

      Temos que esperar para ver. Essa história ainda está confusa, e o Victor Martins, no seu blog, tem as melhores informações.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo