Publicidade

Publicidade
02/02/2010 - 11:56

Who?-quem?-berg

Compartilhe: Twitter

Eu já trabalhei com futebol e sei muito bem como é difícil trabalhar com esses jovens jogadores que se acham a última bolacha do pacote. Começam a despontar no esporte, fazem um gol em um jogo importante e, pronto, se tornam um poço de arrogância, isso sem ao menos construir uma carreira de respeito.

Agora, transportem esse cenário para a F1. A situação piora, já que se trata de um esporte de salários milionários e egos na estratosfera.

Pergunto aos internautas e leitores do BloGP: quem é Nico Hülkenberg? Um piloto que está despontando, ganhou o campeonato da GP2 e agora tem a sua grande chance na F1, como companheiro de Rubens Barrichello na Williams. Bom currículo, mas nada para alguém se sentir um gênio da raça.

Nosso repórter em Valência, Marcelo Ferronato, encontrou Hülkenberg no circuito Ricardo Tormo. Primeiro, observou o tratamento que o piloto dá para os fãs da categoria. Um torcedor espanhol pediu para tirar uma foto com o alemão, que, pelo menos, o atendeu. Após registrar a imagem, o fã, muito feliz de estar com um piloto da F1, estendeu a mão para cumprimentar o que poderia ser um novo ídolo. Ficou no vácuo.

Marcelo foi cumprir sua função de jornalista para falar com Nico, mas sua assessora foi, no início, intransigente. Outra coisa estúpida na F1, por que um piloto não pode falar, tem de ser tudo conforme um roteiro? Mas, nesse ponto, somos chatos e não desistimos.

O repórter do GP pediu só uma pergunta, e a assessora cedeu. Hülkenberg respondeu. De forma seca, mas respondeu. Sem muito material, Ferronato tentou ao menos mais um comentário do germânico, que lançou: “Não era só uma pergunta? Era só uma pergunta”. Ele se virou e foi embora.

Já vi grandes gênios do esporte serem humildes ao extremo e pararem tudo só para atender um jornalista ou fã. Depois de passarem por muitas histórias, ganharem muitos títulos, essas figuras ilustres têm a dimensão da importância de suas palavras e atos. Por isso, são ainda mais gigantes.

Se uma estrela fizesse o que o piloto da Williams fez, poderia relevar, mesmo sem continuar concordando. Mas volto a questionar: quem é Nico Hülkenberg no universo da F1? O que ele já fez no esporte para se colocar em um pedestal inatingível?

Por essas e outras que a F1 está cada vez mais distante de seus fãs.

Marcus Lellis – @marcuslellis

Autor: - Categoria(s): F1 Tags: , , , , , ,

Ver todas as notas

12 comentários para “Who?-quem?-berg”

  1. Rodrigo Dias disse:

    Isso lembra o Nelsinho “Fucking Turkish” Piquet. Era um ninguém e queria ter as mesmas atitudes do pai.

  2. Sanzio disse:

    Hummmm…. Sem nem estar na Williams, Barrichello já levou puxão de orelha do tio Frank (tá, tá…. naquela altura já discutiam o contrato, mas vamos fazer de conta que não sabia-mos).
    O alemãozinho aí dá pinta que vai choramingar muito durante a temporada. Mal sabe ele onde tá pisando. Por muito menos o chefe já mandou embora nego do calibre de Nigel Mansel, Jacques Villeneuve… Que cuide da arrogancia, pelo menos perto do patrão.

  3. Erick disse:

    Se ele se mostrar dentro da pista como é fora da pista, como um Grosjean, podemos nos preparar para chamá-lo de Ruim-quem?-berg.

  4. MAX disse:

    Who?-quem?-berg….rsrs

  5. MAX disse:

    Mika Hakkinen..exemplo de humildade,mesmo sendo oque foi.

  6. lucas disse:

    E é por essas e outras que a formula 1 se torna a cada dia insuportavel! Um bando de seres se achando inatingiveis deuses fazendo um favor aos debeis mortais, nós, de se colocarem ao apreço deste povo!
    Vejam só, como pode um patrocinador esperar associar a sua marca a um ser desse tipo e esperar que seus clientes tornem-se fãs de sas marcas?
    A moto GP e a Indy, entre outros esportes a motor, ainda valem mais!

  7. Bruno Batista disse:

    Hülkenberg é o cara que em 3 anos estará na Ferrari, né Weber ?

  8. Verde disse:

    Olha, acho esse tipo de questão complicada.

    Existem pilotos e pilotos. Há simpáticos e arrogantes na frente e no fundão, há simpáticos e arrogantes entre experientes e estreantes. Muitas vezes, não é nem questão de arrogância, mas talvez seja só o jeito do cara, talvez seja só timidez, talvez ele não esteja acostumado com tanto assédio ou talvez ele simplesmente esteja em um mau dia. Lembramos: o cara é alemão e tem apenas 22 anos, um moleque apenas um ano mais velho do que eu. Deve ser difícil ter de aturar jornalistas e torcedores.

    Esperemos para ver se o cara é assim mesmo. Lembro de ter lido uma vez o Ricardo Rosset dizendo que o único cara que o cumprimentava era o Schumacher, o Damon Hill sequer olhava em sua cara. Isso porque o Schumacher era o arrogante e o Hill era o cavalheiro gentil.

    Por fim, Hülkenberg ainda tem um currículo bem interessante, bem mais relevante do que vários astros da F1. Mas concordo que ainda seja um ninguém na categoria mestre.

    Longe de defendê-lo, nem torço para ele, mas prefiro esperar mais para ter uma opinião.

  9. Conrado Andrade disse:

    Vamos com calma aí… antes de sair taxando o garoto. O cara pelo que entendi, respondeu uma pergunta, mesmo com a acessora vetando. O que acontece, é que tem muito jornalista pilantra (não deve ser o caso) por aí que distorce o que é falado – esse é um outro lado da história.
    Sem contar, que qualquer piloto de F1, tem uma série de obrigações contratuais que antigamente não existia, o que impede de falar um montão de coisas. Outro lado da história.
    E pra completar, o alemão deve ser um cara pra lá de especulado no cenário automobilístico mundial (repórteres do mundo todo) pelos sucessos que teve na carreira até o momento.
    Sinceramente… não é à toa que o Raikkonen, embora educado, não gostava de certas coisas na F1. Com certeza, esse é um dos pedaços que tiram a independência de um piloto.
    Vamos esperar um pouco antes de sair julgando herr kameraden…
    abraços

  10. Tiago S. disse:

    Vou comentar aqui os dois post’s.

    Primeiro a piada do Jaime, que nemsei escrever seu sobrenome. O cara conseguio a vaga na F-1 aos 49 do segundo tempo, porque o técnico não tinha mais quem por. É tipo quando tem que por um jogador pra pegar no gol. Se Schumacher é só mais um, ele não é ninguém.

    Agora o pilotinho da Williams me lembra muito, aquele mala, como chama mesmo? Grosjean? Será que consegue vaga em alguma equipe de F-2? Porque acho que nem de GP2 o cara consegue. É braço. Os feitos desse carinha ai não garantem que ele será um bom piloto na F-1, basta ver o Nelsinho.

    Ainda bem que na outra ponta, entram pilotos como o japa da BMW/Ferrari Sauber

  11. Robert Abe disse:

    Para vc,que disse q o Kimi Raikkonen eh educado:http://www.youtube.com/watch?v=DPtEH-N-G4c
    educado aonde???

  12. Baptista disse:

    Pra quem sempre achou que o Senna era o lindo, o maravilhoso…

    O Senna estupidamente afastando com o braço um jornalista!
    http://www.youtube.com/watch?v=LeGrJw5qc0o&feature=related

    Senna chutando um fiscal(na verdade é um fãn de Mansell, a roupa não é de fiscal)
    http://www.youtube.com/watch?v=n5uaZyXummM

    E quem for meter o pau no Schumacher por negar um autógrafo a um fãn recentemente, lembre-se que Senna fez o mesmo com Felipe Massa quando este era um menino e corria de kart, esta escrito em seu perfil no wikipedia!

    http://pt.org/wiki/Felipe_Massa

    E se procurar acha mais, dentro do mundo da F1 o Senna era também um baita mala sem alça ! Senna agrediu até mêcanico da Mclaren, pegou o cara pelo colarinho dentro do box da Mclaren, só porque o mesmo tinha mudado um ajuste no carro e não tinha avisado…ridículo! Senna tem um histórico de agressão longo deste o kart, agrediu vários pilotos, entre eles um argentino na categoria de base antes de entrar na F1, agrediu pilotos na Formula 1, como Mansell no GP da Bélgica em 87 nos boxes, o mesmo aconteceu com o novato Irvine em outra corrida, em 87 o “bondoso” Senna levou uma multa de 10 mil dólares por agredir fiscais em um GP, se não me engano no México!
    Fora as trapaças com carro iregular e jogar carro em cima dos outros!

    “E ainda tenho que aguentar brasileiro metendo o pau nas atitudes do Schumacher”

    O Nelsinho recentemente entrou para a lista dos pilotos que tem carater duvidoso, lembre-se disso, ele também é brasileiro!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo