Publicidade

Publicidade
12/04/2010 - 14:59

Fale, Cacá. Falem, outros.

Compartilhe: Twitter

Felipe Paranhos

Não me interessa o motivo, se há costas-largas ou se é só personalidade. Mas gosto muito da recente postura de Cacá Bueno na Stock. Nós, jornalistas, questionamos muito as declarações-padrão, engessadas, sem tempero, reformadas e ajustadas contra polêmicas ou questionamentos.

Em São Paulo, ele se manifestou contra o regulamento. Agora, em Curitiba, levantou discussão sobre o rendimento e os problemas nos pneus, além de criticar a forma com que ele, Daniel Serra e Popó Bueno receberam punições. Fez, então, um belo desabafo à repórter Evelyn Guimarães. “Amo a Stock Car e estou aqui há mais dez anos. Até por isso me desgasto bastante. Eu me canso um pouco com tudo isso. Porque mudam as regras a dez dias do início do campeonato, porque de repente a gente vai disputar a vaga no playoff em corrida de saco. Por isso, o esforço. Mas o problema são as pessoas e não a categoria”, disse.

Meu texto não é sobre a Stock, é sobre a postura de um piloto profissional. A frase de Cacá poderia ser endereçada a qualquer categoria do automobilismo, simplesmente porque há discordâncias, motivos de irritação e situações desconfortáveis em qualquer lugar. Mas a grande maioria dos pilotos não o faz, seja por não aguentar o peso da reverberação de suas palavras na imprensa  e no público, seja por receio de desagradar alguém de que possa precisar no futuro.

Cacá é um grande piloto, tricampeão da Stock Car e sabe que pode criticá-la porque é o principal nome da categoria na atualidade. Mas outros, em outros campeonatos, também podem fazer isso.

Autor: - Categoria(s): Stock Car Tags: , ,

Ver todas as notas

83 comentários para “Fale, Cacá. Falem, outros.”

  1. Luiz Augusto disse:

    Me surpreendi e confesso que o Cacá não é dos meus preferidos pela sua personalidade, mas gostei muito da sua sinceridade nessas declarações !!!
    Pode ser por conta do pai, pode ser por conta do tri campeonato, não importa !! Importa q o cara se incomodou e reclamou ……. o resto fica na miúda !!!

  2. uesley disse:

    impressionante, vcs so falam mal das coisas,

  3. Jos Pal disse:

    Concordo 100%. Admiro o Caca pela personalidade forte e pela forma construtiva como ele gere a situacao. Estah claro que Stock e outras categorias precisam de mais Cacas.

  4. Bekinha disse:

    Caca bueno e um chorão e mal perdedor

  5. ricardo disse:

    Concordo com vcs. Ele é o unico piloto que quando tem que meter a boca ou reclamar fala mesmo. os outros ficam tudo com medo….
    Eh isso ai Caca n é a toa que voce eh o melhor. Essa categoria eh pequena de mais para você.
    Vai p fora do Brasil pq vc tem mt potencial.
    vlw

  6. Gustavo disse:

    é por essas e outras que a cada dia que passa fico mais fã desse cara. Fala o que pensa e pronto acabou. Nao tem medo de ngm. E se esta errado tem que falar mesmo p ver se essa categoria muda.
    Os outros pilotos são tudo uns sem sal.So concordam com a categoria e tem medinho….
    Isso ai Caca tu é F…mesmo…
    Não eh a toa que vc é Tri ,na minha opiniao ja deveria ter sido EXA se n fosse os campeonatos roubados p o Lossaco.
    Abç Seu Fã

    • Pablo disse:

      Campeonatos roubados para o Losacco? De que jeito cara pálida? Em 2004, pilotando para o Meinha, ninguém andou mais que o Giuliano e em 2005, o excesso de agressividade do próprio Cacá pôs um campeonato ganho fora, por exemplo ao ter uma disputa aguerrida demais com seu então companheiro de equipe Thiago Marques, levando os dois a baterem um no outro.

  7. Diogo disse:

    Que os pneus Goodyear estão uma merda este ano, é fato.

    Mas ele está abrindo a boca logo após seu carro (e os de seus colegas de equipe) ser flagrado com uma bomba extra de combustível, o que é irregular. O chefe de equipe dele conhecia o regulamento. Então, ficar batendo palmas para um cara que reclama enquanto estava trapaceando? Não, obrigado.

    • Felipe Paranhos disse:

      Bem, ele reclamou da maneira como foi dada a punição, não da punição em si. Esta ele aceitou. Acho que é uma reclamação válida. Mas entendo seu ponto de vista.

  8. Batman disse:

    Cada categoria tem o Ayrton Senna que merece….

  9. diegoN disse:

    Diogo antes de falar essas coisas primeiro vc deveria saber(sou engenheiro de carros de rua)que 2 bombas n altera a performace do carro p melhor ou seja n ajusa no seu rendimento.
    e outra tenho amigos mecanicos de outras equipes que falaram que tb estavam com 2 bombas porem como Somente os 6 primeiros carros vão p inspeção apos os treinos so ferraram com o Andreas e FINGIRAM n ver os outros erros das outras equipes.
    Essa categoria eh uma palhaçada.
    Dou a razão ao cacá mesmo nem torcendo por ele. Achei ele mt correto nesse depoimento.

    • Diogo disse:

      Eu não disse que melhora o desempenho. Falei que é irregular. O fato de apenas os seis primeiros serem vistoriados não exime o Cacá de culpa.

      Quanto ao fato de a categoria ser uma palhaçada, concordo. Ela lambe o chão que a Globo pisa e prejudica o espetáculo.

    • Otavio Pires disse:

      o diegoN, para sua informacao, tem sim uma melhora em rendimento sim!! apesar de nao ter um rendimento maior em termos de velocidade, fica mais eficiente o aproveitamento de todo combustivel no tanque… eles conseguiam fazer um calculo mais preciso e portanto o catch tank dentro do tanque era usado ate o limite e consequentemente ele fazia um pit stop mais rapido……. assim foi o que li…

    • antonio disse:

      Concorco com vc. E discordo do Diogo quando ele faz alusões à Rede Globo. A Globo transmite o que dá audiencia, e fim de papo. Ela não tem amor ao automobilismo, nem às novelas, nem aos telejornais. Ela tem amor ao ‘share’, que lastreia o valor pelo qual é vendido os anúncios durante as transmissões. Pode apostar que a Globo fez o que estava ao seu alcance para fazer da Stock um sucesso televisivo. Mas não foi, e ela diminuiu o tempo destinado a este evento. Em que pese falarem e fazerem muita bobagem, mais do que ter faltado qualidade ou sobrado arrogância, o que faltou mesmo foi audiencia. Fazer o que???

    • Diogo disse:

      antonio, é evidente que a rede Globo vai transmitir o que dá audiência. Mas a Stock tem que valorizar o excelente produto que possui em mãos. Essas modificações ridículas na fórmula de disputa (play-off, mini corrida para definir a pole) são táticas para ganhar poucos minutos na transmissão da Globo. A Globo só vai liberar espaço na grade dessa maneira. Não seria melhor para a Stock trocar de emissora e ter o seu campeonato transmitido na íntegra? A F-Truck vive muito bem sem se sujeitar ao que a Globo impõe.

    • Anderson disse:

      Antonio, a continuidade tras audiência. A única coisa que a Globo e Band fazem não exibindo a Copa Caixa Stock Car (o nome que a Globo deveria usar) e a Indy na íntegra é perdr audiência.

      Muita gente pensa: Não vai passar a corrida toda, pra quê vou assistir? Aí a audiência vai só diminuindo.

      Nestes pontos que a gente percebe o pensamento retrógrado e imediatiasta de quem trabalha na TV. Não pensa no longo prazo, só pensa em o que dá mais dinheiro agora, não no que pode dar mais no futuro.

  10. JOSÉ ALBERTO BRIGO disse:

    MEUS AMIGOS,

    POR ISSO SEMPRE ESTOU TORCENDO PARA O CACÁ,
    POIS ELE TEM CONDIÇÃO E PERSONALIDADE DE FALAR COM SEGURANÇA…

    PODE FALAR

    BRIGO

    • diegoN disse:

      concordo com vc….n torço p ele mais as vezes fico na duvida se n deveria torcer. Pq o cara sabe falar e se impor.Ele sabe o quanto ele é importante p o automobilismo brasileiro.

  11. Johny disse:

    Falou e disse. A categoria precisa melhorar, as regras precisam ser claras e os pilotos tem de buscar esse entendimento. E essa postura tem de vir dos pilotos que que tenham bagagem.

  12. Junior disse:

    Não sei não, ele só reclama quando o problema atinge diretamente ele. Se tivesse estourado pneus de 20 carros, mas dos 4 carros da equipe dele não, ele estaria dizendo que foi erro dos outros, que eles acharam o caminho correto com os engenheiros deles, etc, etc.

    Enfim, o Cacá é o tipo de cara que que sempre quer ter razão.

    • gustavo disse:

      logico que nao ano passado na primeira etapa aonde todos os capos voaram e o dele nao,ele foi na midia e disse que achava errado….

    • Junior disse:

      dele não voou, mas e da equipe dele não voou nenhum?

  13. Thomaz disse:

    O próprio Felipe Paranhos matou no início da matéria: “…se há costas largas ou…”.
    É por isso que os outros pilotos não falam e nem falarão o que pensam. E sem “costas largas”, Cacá também não falaria. É óbvio.

    • Felipe Paranhos disse:

      Mas tal situação não se enquadra somente à Stock. Olha o que o Alguersuari tem dito recentemente na F1. E ele não tem costas largas…

    • gustavo disse:

      se ele tem costas largar foi ele que conseguiu isso.
      Costas largas eh sinonimo de respeito devido ao nome que ele representa hj em dia la dentro,
      O cara eh bom e temos que reconhecer.
      Costas largas eh n ter medo do que vem depois da critica feita.

  14. Daniel disse:

    Os outros pilotos não reclamam porque o regulamento desportivo da categoria tem um item , que não permite piloto falar mal da categoria. Mas ele sendo quem é , a Vicar não toma providencias, pois pega mal junto a TG

    • Felipe Paranhos disse:

      Ano passado o Pizzonia falou. Em entrevista a mim, inclusive. Depois, chegou a escrever em seu blog que havia ouvido rumores de que não era mais bem visto na categoria. No entanto, lá está ele em 2010. Dá pra se falar o que pensa, sim.

    • Diogo disse:

      Felipe, ainda tem equipes vendendo vaga. O Ricardo Sperafico ainda paga prova a prova para correr na Bassani. Se o Pizzonia tiver a grana para correr, ele estará lá, independentemente ser ser bem ou mal visto.

    • Felipe Paranhos disse:

      Sim, e tem em qualquer lugar. Mas se o cara tem pra pagar e sabe que será aceito, pode falar, ué. Não é o caso do Ricardo, claro.

  15. williams james disse:

    a muito tempo que os pilotos são os palhaços do circo ,monta-se o circo prá encher o bolso,e botam os palhaços prá seguir as regras que entedeiam o expectador .a excência do esporte acabou.

  16. diegoN disse:

    Ele tem costas larga pq hj em dia ele tem respeito la dentro…pq tudo que ele conseguiu foi mt suado(sempre acompanhei e sei o que ele sofreu na epoca do lossaco)
    O cara é bom e pronto. Alem do que se o carro dele tinha 2 bombas ele n tem nada a ver com isso nao é ele que monta o carro…….

  17. Maravilha de reclamações. E o desrespeito que a emissora tem com os espectadores. A tv Globo novamente corta a trasmissão e coloca seus espectadores como verdadeiros babacas. O que me choca é que a imprensa especialilada não fala nada, nem se quer uma pequena nota. Por que a globo não deixa o direito de transmissão para outras emissoras. Claro, mera coinscidencia o filhinho do galvão entrar para categoria e a Globo tomou a transmissão da Band?

    • Felipe Paranhos disse:

      A gente fala tanto isso da não-transmissão das provas, tanto… É pra repetir toda corrida? Ué, a Globo não deixa o direito de transmissão para outras pessoas porque não quer, pagou pra isso.

    • Junior disse:

      Pagou ou recebeu para isso? Pelo que sei a Stock ainda paga para ser transmitida na Globo.

  18. diegoN disse:

    e tem mts la que n falam pq tem medoooo……isso mesmo…tudo FROXO….
    Medo de bater de frente com a CBA.

  19. gustavo disse:

    Caca n falou mal da categoria….pelo que entendi ele fez uma reclamação do fato ocorrido que foi a penalização dele. e isso quem julga n eh a categoria eh a CBA portanto ele n falou mal da categoria.
    Imagino o quando deve ser dificl p ele carregar esse nome. O cara so deve se ferrar todo mundo em cima dele.querendo F…com ele.Pq do que importa p categoria que ele ganhei mais um campeonato?Nada por isso fazem de tudo p ele n ganhar.

  20. João Leopold disse:

    Caro Felipe Paranhos – Não concordo que o Cacá esteja só nas reclamações e também nos comentários positivos sobre a categoria, o fato é que é ele sempre o mais procurado pela mídia e daí esta impressão.

    A reclamação dele é coerente e poderia se juntar a ela muitas mais incluindo a categoria Chevrolet Montana. Seria ótimo se as regras e o desempenho dos dirigentes fossem perfeitos, mas estes detalhes estão longe de diminuir a grandeza destas competições e o altíssimo nível dos pilotos e equipes que dela participam.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo