Publicidade

Publicidade
16/10/2010 - 18:43

Perdendo terreno

Compartilhe: Twitter

FELIPE GIACOMELLI

Esta semana, entre os dias 11 e 15 de outubro, marcou o primeiro passo da F-Renault Europeia, da World Series e da GP3 rumo à temporada 2011. As categorias realizaram os testes coletivos, quando as equipes têm a possibilidade de testar uma série de pilotos visando à formação do plantel para o próximo ano.

Somando as três divisões, apenas três brasileiros estiveram presentes: André Negrão – que testou pela Draco na World Series – e Adriano Buzaid e Pedro Nunes na GP3, competindo pelos times Addax e ART, respectivamente. O número é baixo se lembrarmos que na última temporada só na GP3 eram quatro os pilotos nascidos em terra verde e amarela.

O Brasil perdeu espaço no automobilismo internacional para países menos tradicionais, como a Suíça, que teve cinco pilotos espalhados pelas categorias, ou como a Nova Zelândia e a Rússia, que também tiveram três. Países que nunca chegaram próximos de um título na F1, como a Colômbia e Filipinas tiveram dois representantes nas sessões. Fora as participações de garotos vindos da Hungria, da Indonésia, de Cingapura, da Romênia e da Malásia.

Para efeito de comparação, cerca de uma dezena de franceses e ingleses participaram das atividades, enquanto Holanda, Espanha e Itália tiveram quatro ou cinco garotos testando. Só que aqui é importante lembrar que a temporada 2010 nesses dois últimos países ainda não acabou.

Com cada vez menos pilotos brasileiros tomando parte dos testes e, por consequência, estando na mira das grandes equipes, não é de se espantar que o Brasil termine o ano com apenas um representante correndo na GP2.

Autor: - Categoria(s): GP2, GP3 Tags: , ,

Ver todas as notas

10 comentários para “Perdendo terreno”

  1. Carlos Giacomello disse:

    Nos ultimos anos, não tivemos categorias de monopostos com grid cheios no Brasil. O kart também está definhando.
    Enquanto não se tomarem medidas para que a garotada possa iniciar e continuar no automobilismo(temos a fórmula Future, mas pelo visto a receita não está dando muito certo) o Brasil vai ver cada vez menos representantes lá fora. Mesmo os regionais de fórmula praticamente sumiram, restando apenas um (excelente) campeonato no Rio Grande do Sul, que até está atraindo pilotos de outros estados. Mas é muito pouco para termos novos campeões mundiais.

  2. Bruno Sander disse:

    E o Cesar Ramos????????
    Sò porque é gaúcho ninguem lembra???

    • Felipe Paranhos disse:

      Não sei se você percebeu, mas falamos da F-Renault Europeia, da World Series e da GP3. O César Ramos corre na F3 Italiana. Mas claro, claro, melhor pensar em perseguição ao Rio Grande do Sul.

  3. MTP disse:

    Mas também temos que olhar pelo lado da qualidade. Não adianta termos dez pilotos testando sendo que nenhum deles tenha qualidade suficiente para chegar em alguma categoria top.
    É lógico que esse dado é triste e mostra o estado atual de nosso automobilismo, mas, para mudar isso, se deve priorizar a qualidade. Se tiver pelo menos dois em condições de fazer boa figura na Formula 1 ou na Indy, está de bom tamanho.

  4. Leandro disse:

    Há um bom tempo venho prestando atenção neste efeito que está fulminando cada vez mais os pilotos brasileiros das categorias internacionais. É preocupante, hoje se corre o risco de termos 1 piloto brazuca na GP2. De repente, amanhã se corre o risco de nao termos mais nenhum brasileiro na F-1. É crítico e triste ver o que o Emerson trouxe para nós pode estar terminando. Algo precisa ser feito.

  5. marcão disse:

    É esse é o efeito CBA no automobilismo Brasileiro.

    Sem escola não tem cultura e sem carro de corrida não tem piloto…
    Tá na hora de se mudar as coisas no automobilismo, principalmente no que se refere á CBA hoje..

    Qual é sua principal função?
    À não ser trampolim para viagens pra tudo quando é lugar pra seu presidentes e vices.. Fora aquele que quis mais do que viajar e ganhou o “in Jeil”

  6. xandu disse:

    desse jeito o automobilismo brasileiro vai ficar uma piiiiiiiiiii

  7. Bruno Sander disse:

    Caro Amigo Felipe,

    Caso não esteja informado, vou lhe informar.
    É só seguir o Cesar no twitter ok???

    C_Ramoss Cesar Ramos
    fazendo as malas!! amanha as 7 da manha indo p/ Alcaniz, Espanha…. dois dias de testes oficiais visando a temporada 2011 de World Series

    ABRAÇO!!!!

    • Felipe Paranhos disse:

      Bruno, não sei se você percebeu. O texto, escrito no dia 16, fala da semana de treinos do dia 11 a 15. O César treinou pela World Series no dia 19, ontem.

  8. Bruno Sander disse:

    FEITO!!! CAMPEÃO!!!!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo