Publicidade

Publicidade
28/11/2010 - 10:23

O grande perdedor

Compartilhe: Twitter

Felipe Paranhos

Outro dia eu escrevi aqui sobre Heikki Kovalainen, que eu classifiquei como um dos vencedores da temporada 2010 da F1, uma vez que passou a ser melhor considerado após a bela campanha com a Lotus. Mas aí me bateu uma dúvida: e o inverso? Quem perdeu mais com o Mundial deste ano?

Vocês é que respondem, levando em conta não o tamanho da equipe, mas o tamanho da queda. Eu voto em Vitantonio Liuzzi, mas meu parceiro de trabalho neste domingo, Juan Pablo Buergonueve, acha que foi Felipe Massa. E é páreo duro, mesmo.

Porque Liuzzi foi ridículo em alguns momentos, sendo eliminado no Q1 junto com as novatas, sendo pouquíssimo combativo, apesar de mostrar alguma competitividade em momentos esparsos — algo, aliás, que retrata toda a sua passagem na F1. Depois de 2010, o único empecilho imaginável para impedir a dispensa do italiano é a existência de um contrato para o ano que vem. Mas, como tem gente chegando com saco de dinheiro, não duvido que paguem a rescisão do contrato e levem a vaga.

Mas Massa tomou um grande baque. A temporada em si foi muito aquém do que se esperava, pelos motivos que já muito foram falados. O golpe de misericórdia veio ainda na Alemanha, com a perda de uma vitória praticamente certa. E, sim, eu acredito que uma vitória em Hockenheim pudesse mudar a maré. O psicológico de qualquer atleta é fundamental na atividade esportiva: a confiança, o embalo, a situação que se mostra favorável — o momentum, como se diz em inglês —, tudo isso poderia mudar o ritmo do ano de Felipe.

E Michael Schumacher, que saiu do olimpo para se tornar, novamente, um mortal? Assim como fez Diego Maradona ao aceitar o comando da seleção argentina de futebol, da qual foi demitido após a Copa do Mundo, Schumacher abdicou ao status de deus do esporte para se expor outra vez como alvo de julgamentos. Por um lado, acho improvável que algo apague seu histórico de conquistas, maior vencedor da história que é. Por outro, os mais novos tendem a vê-lo muito mais como este membro do meio do grid do que como o grande piloto, um dos maiores de todos os tempos, que é.

Cá pra nós, esse papo de perdedor me lembrou isso aqui:

Autor: - Categoria(s): F1 Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

47 comentários para “O grande perdedor”

  1. Wagner Campos disse:

    MASSA, óbvio. Se o acidente do ano passado o tivesse incapacitado teria sido lembrado como o melhor piloto brasileiro desde a morte do Senna, mas agora tem q aguentar comparações com o Barrichelo, até pela atitude, já q o Rubinho foi o precursor do “deixa passar”. Do Massa esperávamos mais, sobretudo atitude de campeão, como ele demonstrava nos anos anteriores. Pelo desempenho do Schumacher, pode ser mesmo que os pneus tenham influenciado um pouco, mas nada justifica aquela corrida da Alemanha…

  2. Rafael Rodrigues disse:

    Felipe Massa foi o maior perdedor deste ano, na minha opinião. Não acredito que o episódio na Alemanha mudasse o sentido deste campeonato. Outro detalhe é que no GP da Alemanha, hora felipe andava mais rápido e hora Alonso seguia mais rápido também!.
    Para não acontecer como no GP da Turquia onde as 2 RBR bateram em disputa por posição, a Ferrari ordenou Fernando a ganhar a corrida, pois naquele momento ele estava melhor colocado no campeonato, o maior patrocinador da Ferrari (Santander) é espanhol e Alonso naquela altura da corrida estava andando mais rápido que Felipe Massa…..
    Temos que ser realista, Alonso andou mais rápido que Felipe Massa na maioria das corridas este ano! Acho o espanhol arrogante, mas o cara é rápido!
    Felipe, aqui fica nossa torcida para que em 2011, você possa mostrar todo potencial e garra que está contido dentro de ti! Boa sorte Felipe e um grande abraço a todos do Grande Premio!!!

  3. Eduardo disse:

    Pois pra mim não foi o Massa, mas o Shumacher quem mais perdeu. Se acabasse demitido este ano teria sido o Massa, mas como recebeu um voto de confiança essa temporada estará praticamente apagada de seu currículo se voltar a apresentar uma performance de vencedor no ano que vem. Agora, o Shumacher definitivamente manchou o seu currículo. O Massa tinha a desculpa dos pneus (que não poderá usar no ano que vem), mas e o alemão? Um carro que não foi feito a sua medida não é desculpa pra um piloto de F1.

    • philipe speed disse:

      não é desculpa?

      porque Senna saiu da maclaren para ir para a williams e ainda na época se ofereceu para correr de graça?

      porque haikkonem andou muito em 2007 e 2008 levou sacode?

      porque schumacher ganhou 5 anos consecutivos na ferrari e em 2005 nem vice foi?

      porque button nos anos finais da honda não fazia porra nenhuma e derrepente ele se torna capeão do mundo?

      porque o professor alain prost saiu escurrassado da ferrari depois de dizer que a ferrari mais parecia uma carroça e não ganhou uma corrida se quer em 91?

      … de onde vem estes casos ainda tem muito mais…

      carro é projetado para piloto e cada piloto tem um jeito particular de se pilotar – uns gostam de carros ariscos e outros gostam de carros suaves e é assim que funciona as coisas.

      o próprio button disse que a mercedes construiu um carro para ele e não para o schumacher e button tem um estilo todo especial de pilotar – um jeito mais suave. já schumacher tem uma pilotagem muito mais agressiva.

      mas é o que eu sempre digo: se schumacher fosse brasileiro a história era outra… mas como não é a brasileirada se esquece dos feitos e esquece do passado dos outros herois que não são brasileiros e menosprezam a história…

      olha na tabela dos grandes campeões em títulos e vitórias e tudo mais e veja quem está no topo… será que ele ainda tem que te provar alguma coisa? pra vc até pode ser mas pra mim ….. mais nada mesmo.

      bom mesmo deve ser o barrichello – ou até mesmo o de grassi ou quem sabe o senninha…. massa talvez…. sem comentários…………………….

      tem pilotos que estão na ativa que precisam provar muito mais do que a lenda que se chama schumacher…

    • Felipe Paranhos disse:

      Nessa eu concordo contigo, Speed. Principalmente nesse lance de se o Schumacher fosse brasileiro.

    • philipe speed disse:

      Obrigado Paranhos. É ótimo saber que dividimos a mesma opinião em se tratando deste assunto. É ótimo participar das tuas enquetes. Parabéns parceiro.

    • Felipe Paranhos disse:

      Opa, nos vemos em futuros posts!

  4. Claudio Luccisano disse:

    Massa.
    Ano desastroso, temporada medíocre e a “cereja” do bolo foi o episódio da Alemanha.
    Para melhorar tem que andar junto de Alonso em 2011 o que sinceramente, não acredito.
    Pena, espero estar enganado.

  5. pedrin disse:

    o grande perdedor foi alonso q era lider e perdeu o titulo e massa por ter tomado tanto tempo. schumacher tem 7 msm -1 n faz diferença

    • mendes disse:

      Os entendidos de F 1 elegeram Alonso o melhor do ano , e realmente foi, disputar o titulo com na terceira equipe classificada prova isto, então sr pedrin, logo percebe-se que vc não entende de F1

  6. Claiton disse:

    Acho que quem perdeu foi a Ferrari, Massa só já não foi campeão graças a incompetência deles, Alonso também. Independente do que aconteceu era certo que o ano seria difícil para Felipe, por que Alonso é bom mesmo, apesar de não gostar do cara ele é um dos melhores do grid. É lógico que, talvez o ano fraco do Massa foi um reflexo daquela manobra de Alonso na entrada dos boxes. Por que se tua equipe não te apoia, para que dar o sangue por ela?

  7. diogo c. disse:

    coloquem di grassi e senna sobrinho na lista dos perdedores – pois falharam em conseguir uma vaga para 2011.

  8. roxxon valdez disse:

    3 perdedores, massa , alonso e ferrari. enganaram o ano todo e esperavam viver só da sortee de desculpas furadas. claro que isso é impossivel.

  9. chandler disse:

    o grande derrotado em 2010 é claro que foi o Schumacher, que finalmente provou para todos que é um piloto medíocre, que só ganhava corridas porque tinha o melhor carro e largava na pole

  10. O grande perdedor foi Massa. Ele começou a perder quando o Santander se tornou o maior patrocinador da Ferrari e levou consigo o Alonso. Quando começou a temporada, Massa ainda tinha esperança que conseguiria disputar com Alonso, mas aos poucos Alonso foi dominando, tanto dentro quanto fora da pista.
    Depois do GP da Alemanha, Massa disse que não seria segundo piloto, e para cumprir a sua palavra, parece que fez questão de andar atrás de Alonso e de seus adversários.
    Acredito que 2011 será a última temporada de Massa na Ferrari, e dificilmente irá ameaçar Alonso.

    Quanto à Shumacher, ele não perdeu nada, se divertiu a temporada inteira.

    • Emmanuel disse:

      Discordo sobre o Schumacher, pois diversão para campeão é vencer, Ainda mais que é o mais vitorioso da história. Se divertir no meio do grid é coisa pra de la Rosa, Heidfeld e outros medianos.

  11. Iceman disse:

    Depois deste ano muito disputado, creio que a resposta fica entre Massa, Schumacherr, Alonso, Webber e Ferrari. Dando nomes aos bois, Alonso, Webber e Ferrari não são perdedores, apenas foram derrotados. Isso acontece nas competiçoes. Agora perdas mesmo foram as experimentadas por Massa e Schumacher.

    E entre esses dois, acho que Massa perdeu mais. Pelo tipo de problemas que ele enfrentou e não superou ao longo do campeonato. Acho que faltou atitude de campeão. Parece que perdeu a guerra psicológica para Alonso. Teremos em 2011 uma nova guerra ou será a continuação da mesma? De qualquer forma, vai ter que lutar muito, o Felipe neste próximo ano. Espero e torço por ele, para que esteja à altura da encrenca que será 2011, dentro da Ferrari.

    Schumacher deixou a desejar quanto a performance durante este ano de retorno à competição, mas no final do campeonato já mostrava algum progresso. Se ele continuar neste ritmo em 2011, o ano de 2010 poderá ser lembrado até de forma carinhosa no futuro. Torço para que isto aconteça e que Schummi continue evoluindo até que volte a ser o que já foi.

    Concluindo, eu diria que neste balanço dá Massa!! Foi quem mais perdeu. Que em 2011 seu prêmio seja outro, porque este ano (argh!) é para esquecer mesmo.

  12. Hurricane disse:

    Massa o grande perdedor.
    Merece receber o trofeu “PAU MANDADO” do ano.

    Alonso tirou ele de uma prova, Passou por cima dele na entrada do Boxe e ainda roubou uma vitoria.

    E o que o MASSA fez? PORRA nenhuma.

    Ferrari sempre faz jogo de equipe desde os primordios, a diferença que existe pilotos que tem culiao e nao faz jogo de equipe e outros aceitam tudo.

    SOU Brasileiro SIM,
    Se eu torço para o Massa? NAO.

    So esta na Ferrari por causa do seu Manager,
    Massa foi chutado da Sauber, Virou piloto de teste, voltou para Sauber…. foi para Ferrari, para ser o Segundo Piloto.

    O Massa merece o trofeu empregado do Mes.

    E o Shummy? com o numero de titulos dele.. se ele quer brincar de Correr… ele pode. No maximo podemos falar que um ou outro titulo nao foi justo… Mas isso ja é outro assunto

  13. Rafael T disse:

    Dos quem eu vejo q mais perdeu em 2010 foi: De la Rosa,Bruno Senna,Di Grassi e o Trulli. Dps desses infelizmente Liuzzi e a Toro Rosso.

  14. eduardo disse:

    Liuzzi é um daqueles que não deu certo na formula 1 por isso eu voto no Massa que foi esmagado pelo Alonso e do mensão honrosa para o Bruno Senna que se não der uma virada na sua carreira fara compania a Liuzzi Bordeux Magnulsem que naufragaram na f1

  15. Júnior disse:

    Os grandes perdedores:

    Massa – uma temporada muito abaixo. Pneus… teve a temporada toda para se adaptar.

    Mercedes – Dispensou o Rubinho e pensou que o Button ficaria… dançou

  16. Ander disse:

    O Massa é claro,perdeu do Alonso,o repeito do torcedor brasileiro(corrida da Alemanha),sua auto-confiança,o campeonato,a corrida de Hockenheim,o respeito da Ferrari e por aí vai…

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo