Publicidade

Publicidade
28/11/2010 - 10:23

O grande perdedor

Compartilhe: Twitter

Felipe Paranhos

Outro dia eu escrevi aqui sobre Heikki Kovalainen, que eu classifiquei como um dos vencedores da temporada 2010 da F1, uma vez que passou a ser melhor considerado após a bela campanha com a Lotus. Mas aí me bateu uma dúvida: e o inverso? Quem perdeu mais com o Mundial deste ano?

Vocês é que respondem, levando em conta não o tamanho da equipe, mas o tamanho da queda. Eu voto em Vitantonio Liuzzi, mas meu parceiro de trabalho neste domingo, Juan Pablo Buergonueve, acha que foi Felipe Massa. E é páreo duro, mesmo.

Porque Liuzzi foi ridículo em alguns momentos, sendo eliminado no Q1 junto com as novatas, sendo pouquíssimo combativo, apesar de mostrar alguma competitividade em momentos esparsos — algo, aliás, que retrata toda a sua passagem na F1. Depois de 2010, o único empecilho imaginável para impedir a dispensa do italiano é a existência de um contrato para o ano que vem. Mas, como tem gente chegando com saco de dinheiro, não duvido que paguem a rescisão do contrato e levem a vaga.

Mas Massa tomou um grande baque. A temporada em si foi muito aquém do que se esperava, pelos motivos que já muito foram falados. O golpe de misericórdia veio ainda na Alemanha, com a perda de uma vitória praticamente certa. E, sim, eu acredito que uma vitória em Hockenheim pudesse mudar a maré. O psicológico de qualquer atleta é fundamental na atividade esportiva: a confiança, o embalo, a situação que se mostra favorável — o momentum, como se diz em inglês —, tudo isso poderia mudar o ritmo do ano de Felipe.

E Michael Schumacher, que saiu do olimpo para se tornar, novamente, um mortal? Assim como fez Diego Maradona ao aceitar o comando da seleção argentina de futebol, da qual foi demitido após a Copa do Mundo, Schumacher abdicou ao status de deus do esporte para se expor outra vez como alvo de julgamentos. Por um lado, acho improvável que algo apague seu histórico de conquistas, maior vencedor da história que é. Por outro, os mais novos tendem a vê-lo muito mais como este membro do meio do grid do que como o grande piloto, um dos maiores de todos os tempos, que é.

Cá pra nós, esse papo de perdedor me lembrou isso aqui:

Autor: - Categoria(s): F1 Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

47 comentários para “O grande perdedor”

  1. Gilmar disse:

    Massa já passou por apertos antes e, apesar dos derrotistas de plantão, sempre soube dar a volta por cima. Existem muitas explicações para este ano pífio, estou certo. E a Ferrari colaborou bastante com isso nos boxes e na estratégia equivocada, assim como o pneu. A chegada de Alonso e seu estrelismo redundante também contribuiu. Não há de ser nada! Que venham “los toros! Arriba!

  2. Anderson Puff disse:

    Felipe Massa é lógico, Ele teve um choque de realidade, ao finalmente ter um companheiro a altura da equipe Ferrari, Alonso Destruiu Felipe, e pior ainda, Webber foi melhor que Massa, e Button nem se fala deixou o mesmo massa comendo poeira com 3 vitorias, até Kubica e Rosberg com carro inferior foram melhores que Massa…..Schumi até pode falar que não tinha um carro competitivo e que estava 3 anos parado, mas Massa só pode esperar que ai apanhar mais ainda em 2011 e será um fim da sua carreira na Ferrari

  3. Leonisio Barroso disse:

    Com certeza absoluta foi o ALONSO, claro!

  4. João (Portugal) disse:

    Olá Felipe, gostaria de te mostrar algo que o grande “Professor” disse este fim de semana..

    Prost was also questioned about Michael Schumacher’s comeback season, insisting that the seven-time World Champ had done much better than many have given him credit for.

    “I was not expecting better, because I know it’s difficult to come back after three years stopped,” he said.

    “What he has done is already very good – almost exceptional. The target to be World Champion was really impossible, also because the team and the car was not at the same level as Red Bull, McLaren or Ferrari.

    “So wait and see, but it’s a very, very difficult challenge. But it’s part of life, sometimes you need to take a challenge that seems unbelievable.

    “What he has done, I think only he could have done it. But maybe the target was a little bit too high.”

    Pois é… ainda menosprezam o “velho” alemão.. GO SCHUMACHER!!

    • Felipe Paranhos disse:

      Pois é! Ano que vem, o velhinho promete! E você, João, tá sumido! Por que nunca mais apareceu por aqui?

  5. Jorge Hernam Valenzuela disse:

    Penso que foi o Massa. Ficou 2 pontos na frente do Nico Rosberg. Tudo bem que o Filipe teve dificuldades com os pneus, mas mesmo assim, o seu desempenho ficou abaixo do esperado po ele mesmo.

  6. Bruno disse:

    naum acredito q massa vai ter um ano de q eu chamo de azar em 2011 ele ja foi quase campeao com um carro nas condiçoes boas q nem era melhor do q a maclaren e acho q ele vai vim forte .
    2010 foi o aon de retorno dele e acho q por isso ele nao foi tao bom acredito q 2011 fai ser um ano novo de massa mais forte do que alonso

  7. Robson Souza disse:

    Alonso caiu mais! Não ganhou o campeonato nem roubando!

  8. Com certeza foi o Felipe Massa que pela segunda vez consecutiva perde para um parceiro novo que acaba de chegar na equipe e o Michael Shumacher perdeu por que sua readaptação foi mais dificil e ele ainda está mais velho, mas ele o Shumacher não precisa provar mais nada pois ele já ganhou tudo enquanto o Felipe Massa ainda não ganhou nada.

  9. João (Portugal) disse:

    Ah tenho aparecido, todos os dias venho ver os vários blogs e as noticias.. não tenho é escrito.. o Benfica este ano está péssimo e o meu Schumacher ainda está a tirar a ferrugem.. mas para o ano já vou poder festejar as vitórias dele, e então terei maios disposição para escrever loool :)))

    Mas falando mais a sério, realmente o meu Benfica este ano está mal, infelizmente para o meu coração lol

    E o Schumacher (por ser um grande campeão) pensei que fizesse melhor, mas depois pus-me a raciocinar mais friamente e vi que realmente ele não poderia ter feito muito melhor, se fizesse, seria uma vergonha para todos os outros pilotos… mas acredito que para o ano, possamos ver o “velho” Schumacher de volta.. acredito nisso.. este final de temporada mostrou um Schumacher mais rápido (excepto na qualificação, o que penso ser derivado dos pneus). Porque em corrida o ritmo, já começava a aparecer.. mas penso qeu ele este ano esteve muito no relax.. sem stress.. o Nico apertou com ele várias vezes em corrida e o MS nunca respondeu.. para o ano, se voltar a acontecer, parece-me qeu o Rosberg vai-se f**** porque vai voltar o Schumacher intrépido, cuja único objectivo, será o primeiro lugar :) Espero bem que sim

    Abraço de Portugal (que frio que está por cá :(( )

  10. Julius disse:

    Massa, sem dúvida. Schumi ficou afastado muito tempo e mostrou evolução e sempre acompanhou Rosberg nas corridas. Precisa evoluir nos treinos. Agora o Massinha, ja estava na Ferrari e deixou o cara de cavalo bochechudo tomar conta de tudo e ensacou ele todas as corridas.

    MASSA É FRACO !

  11. Vanderlei Julio disse:

    Entre os pilotos, acho q o gde perdedor foi o Schumacher msm. Ele tem posto o legado d 7 títulos e + de 90 vitórias em jogo. Então, tomar pau várias vezes do Rosberg (irônico sob vários aspectos ;p) não é a melhor forma d voltar à F1. E aquela situação q já não me lembro em q GP foi em q vários pilotos o ultrapassaram próximo da 10ª posição, sendo um deles o estreante Petrov. E entre as equipes, acho q a Mercedes foi a grande perdedora porque começou o ano em condições parecidas às outras 3 gdes e dps c/o argumento d adaptar o carro à forma de condução do Schumacher, cometeu vários equívocos. Só conseguiu mostrar +1 vez q Rosberg, tanto qto Kubic, c/1 carro melhor pode ser campeão.

  12. Henry disse:

    O Massa tomou o mesmo pau que crucificado Nelsinho. O Nelsinho era melhor do que se imaginava ou o Massa é pior do que se imagina?

  13. philipe speed disse:

    Pra mim sem dúvida alguma a maior perdedora da temporada nada mais é do que a própria Ferrari que se perdeu em vários momentos e perdeu não só o respeito, mas alguns admiradores por todo o mundo.
    Vamos enumerar os fatos:
    – Schumacher realmente perdeu para seu companheiro no final da temporada, mas pra quem ficou três anos parado sem fazer nada e ainda por cima correndo com um carro que não era apropriado ao seu estilo fez muito ainda. 3 anos é muita coisa e principalmente pra que tem mais de 40 anos. O que se sabe é que ele Schumacher não tem e nem terá mais nada a provar e ao invés de criticá-lo deveríamos apoiá-lo já que enaltece o campeonato com sua presença e reconhecê-lo por tudo que ele fez no esporte. Não podemos sofrer de amnésia repentina o cara sempre será o cara e caso ele fosse brasileiro talvez tivesse mais apoio por estes lados.
    – mas vamos comparar Schumacher com o massa – quem ficou a menos pontos do companheiro de equipe Schumacher ou massa? …. Pois é neste caso nada mais pertinente do que comparar os rendimentos dos companheiros e aí verão que nós brasileiros somos bairristas e na maioria das vezes incoerentes. Temos que saber quando somos inferiores e aceitar de forma humilde para sabermos reverter a situação. É como diz Flávio Gomes quando se compara Schumacher e Barrichello: não tem o que se comparar porque afinal um se sobrepôs com soberania sobre o outro afinal os números não mentem. Dois anos vice- campeão em 6 anos juntos…. Não foi a Áustria 2002 que pesou no final. Mas Barrichello é brasileiro e como brasileiro não desiste nu nunca voltamos a estaca zero e sempre tentam colocá-lo no lugar onde ele nunca mereceu estar. Quando teve a chance… Button levou sobre ele. Quem era Button antes disso?
    Pois é em se tratando de companheiros de equipe o massa levou muito, mas sacode do que o schummy… Mas ninguém comenta…
    Bem a Ferrari perdeu por ser promiscua em suas atitudes perdeu o brilho de sua história fazendo barbaridades ao longo da temporada. Deu ordens de equipe em momentos impróprios – contratou um chefe de equipe que mais parece uma marionete – 3 anos fazendo besteiras que beiram ao ridículo – contratam um piloto que e indiscutivelmente e espetacular porém se considera um semideus e acha que pode ser sem educação e os outros têm de dar passagem para ele ser campeão…. Sem comentários. Além de tudo é polêmico ao cúmulo. Nos últimos anos olha quantas situações ele se envolveu…
    Bem a Ferrari tem o que merece… é a grande perdedora não só nesta temporada mas em outras que se passaram e outras que estão por vir…

  14. Lauro disse:

    Temos um quiz parecido, mas acho que a temporada de Felipe Massa deixou muito a desejar. Ainda antes do GP da Alemanha, Alonso já dominava o brasileiro e a equipe. Depois do GP germânico, o que se viu foi um Alonso ainda mais confortável e um Massa, ao contrário, muito incomodado, inclusive com fatores extra pista. Mas poderia ter sido ainda pior, se Alonso tivesse ficado com o título.
    2011 para Felipe Massa é realmente decisivo para o seu futuro. Hoje, não apostaria um centavo nele como campeão, mas uma temporada ao mínimo equilibrada com Alonso já seria importante. Veremos.
    Um abraço.

  15. EduardoRS disse:

    Acho que sem dúvida foi o Massa. O Schumacher não tem nada a perder, o cara é heptacampeão, milionário, tá ali por diversão mesmo. Não será uma ou duas temporadas ruins que vão apagar o histórico dele. Mas o Massa esse ano beirou o ridículo, e apesar de eu torcer por ele, terá que fazer MUITO mais no próximo ano.

    A corrida de Hockenheim foi um baque duro – logo depois de receber a ordem dos boxes, ele começou a girar de 3 a 4 décimos mais lento por volta, e foi assim até o fim do ano. Teve a desculpa dos pneus. Ano que vem, não terá mais. Ou anda, ou é fim de carreira. E não pode deixar o Choronso se impor do jeito que fez esse ano, por exemplo naquele passão na entrada dos boxes na China. Tem que peitar o cara.

  16. Para mim neste 2010 os grande micos do ano, foram realmente Schumcher, Felipe Massa e Ferrari.

    Schumi mostrou que deveria ter ficado em casa….Viva o Nico Rosberg.

    O Massa sentiu toda a ira do espanhol, e viu o que o Nelsinho Piquet passou com o Alonso, a diferença e que na Renault todos trabalhavam só pro Alonso e mesmo assim o Piquet andou nos tempos dele.

    Já o Massa tinha…tinha a Ferrai ao lado dele, até Alonso dizer….”Isso é Ridiculo”….

    Para mim o Massa já era….tirou o pé para o companheiro…entra no time do Barrichello…alias eles são tão amigos que poderiam montar uma equipe no trófeu Linea ou na Stock, e deixar a F1 para outros “Vettel”…espalhados no mundo.

    Finalizando a Ferrari…o que ela fez com o Massa…para mim poderia ira para a Indy, não sentiria falta dela. Poderia voltar a Brabham, Tyrrell como fez a Lotus.

    Em 2011….Acelera Bruno Senna……Volta logo Nelsinho Piquet…

  17. Davi Ribeiro disse:

    O grande perdedor foi Webber. Explico! Para ser perdedor, tem que ter quase ganho algo. Assim, como Massa não ganhou nada, simplesmente não demonstrou ser forte o suficiente para bater alonso, muito pelo contrário, tomou uma surra do espanhol, deveria procurar outro caminho para recomeçar. A Ferrari agora é de Alonso, assim como foi de Schumacher por muitos anos.
    Alonso era franco atirador. Com uma Ferrari que melhorou de uma hora para outra, conseguiu alguns pódiuns e entrou na briga pelo título. Não é um grande perdedor porque apenas na última corrida esteve como líder, mas não foi macho o suficiente para passar uma Renault naquela pista. Fazer o que?
    Webber, pelo contrário, nunca tinha ganho nada, nunca tinha demonstrado ser um grande piloto, mas, com um excelente carro, e com uma boa regularidade e, contando com alguns erros de Vettel, se viu na condição de líder do campeonato – até com uma boa folga – em boas condições de ganhar o título. Mas, na hora da onça beber água, falhou, deixando escapar um título relativamente fácil para ele…

  18. philipe speed disse:

    estou com você João (Portugal) – ano que vem promete.

  19. Nina disse:

    Pra mim foi o Massa, mas não na Alemanha. Pra mim ele começou a perder quando foi ultrapassado pelo Alonso na entrada dos boxes. Tivesse deixado bater, a conversa seria outra. Valeu, Paranhos.

  20. rafael bubolz disse:

    Em se tratando de perdedor, na minha opinião Massa é o campeão, é incrivel a incapacidade dentro e fora das pistas, se a desculpa foi os pneus, pq isso não foi resolvido o durante ano todo, em 2008 Kimi (então atual campeão) veio a publico dizer que a ferrari era ruin, que a suspensão e freios não funcionavam como ele queria e que se “aquilo” fosse bom alguem deveria pilotar no seu lugar…resultado, no final da temporada de 2008 a ferrari mudou o carro de Kimi, ele começou um esboço que já era tarde para si mas não para o campeonato já que kimi foi fundamental para ajudar massa no final do campeonato. Alem de pilotagem falta personalidade a Massa que se deixou minimizar por alonso, um bom piloto mas que vinha de temporadas apagadas na Renaut.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo