Publicidade

Publicidade
18/12/2010 - 16:15

Apenas um mal-entendido

Compartilhe: Twitter

Felipe Paranhos

O Desafio das Estrelas de Kart foi alvo de uma polêmica virtual neste sábado (18). Começou quando Danilo Dirani e Ruben Carrapatoso, dois ótimos pilotos — Ruben foi campeão mundial na categoria Formula A em 1998, com André Nicastro em terceiro —, emendaram uma conversa no Twitter.

Na noite de sexta-feira (17), Carrapatoso fez um comentário ironizando a imprensa automobilística. “Estranho? Final de ano é a unica epoca do ano q os jornalista se lembram de existe o KART !!! #fail”. Em seguida, acrescentou: “PQ SERÁ?”, antes de dar a entender que as “estrelas” do Desafio vieram do kartismo.

Danilo, então, questionou: “E pq sera q n tem kartista la ne man??Medo talvez??haha”. Em clima de brincadeira, aprovou o comentário de um seguidor que perguntou se o não-convite a kartistas era por medo de “tomar passão por fora na TV”.

Piloto da F-Truck, Dirani explicou, logo depois, que não fazia tais afirmações por querer estar em Florianópolis, mas por querer mais atenção para o kart durante o ano, não só quando pilotos de outras categorias fazem a festa de fim de temporada.

O assunto parecia ter acabado quando Tony Kanaan retrucou. “Por essas e outras e que o Kart não e mais o mesmo. O recado ta dado. Mais respeito e bom. Provas como essa e a da Granja só ajudam o kartismo”. Thiago Camilo, piloto da Vogel na Stock Car, concordou com Tony. Em resposta, o baiano endureceu: “Por isso que vão correr de Kart pro resto da vida. Cabeça pequena não vai a lugar nenhum.”

E continuou. “Ninguém tem medo d tomar pau aqui,não e esse o propósito da prova.Quando vcs ganharem um campeonato Mundial em uma categoria principal. Aí quem sabe podem começar a falar tanta besteira. Usem o exemplo Granja e Desafio que se ajudaram e cresceram juntos”. No fim, com personalidade, Tony citou os twitters de Danilo e Ruben.

Explicado o que aconteceu, falo eu. E, sem querer ficar em cima do muro, acho que os dois lados têm razão e perdem um pouco da razão também. A imprensa automobilística dá, sim, muito menos atenção ao kart do que às outras categorias. Primeiro pela noção de que kart é escola para outras categorias, mesmo não sendo só isso. E trata-se de uma noção mundial, não só brasileira. Em segundo lugar porque essa noção é secular, e o tamanho da cobertura jornalística de qualquer lugar mais reflete do que alimenta interesses por algum assunto.

Entendo, porém, que deve ser uma merda se dedicar o ano inteiro ao kartismo e ver, no fim do ano, pilotos de monoposto terem tanto espaço fazendo justamente o que eles fazem por seguidas temporadas. Só que trata-se de um evento privado. Como tal, convida-se quem quiser — e quem seus parceiros quiserem.

O kartismo está representado na prova. Leonardo Nienkötter, representante catarinense, é kartista, conquistou o Brasileiro de Kart e o SKUSA Super Nationals nos Estados Unidos neste ano, em que estreou no Trofeo Linea. Até acho que a família Massa poderia convidar mais gente do meio, mas tem o direito de não fazer. Pode-se falar da presença de um não-piloto, o ator Marcos Pasquim, mas a mim parece claro que a participação dele é uma concessão feita pela organização da prova à TV Globo — conforme já falei em post passado, Pasquim será o protagonista da próxima novela das 7. Concessões são feitas mundo afora, em qualquer negócio/empresa. E, afinal, a Globo transmite as baterias da prova em seus canais aberto e fechado, e isso gera interesse para o kart, tão caro e massacrado por gestões e gestões da Confederação Brasileira de Automobilismo.

É evidente que pilotos consagrados, que demonstram talento e habilidade por anos a fio, não têm medo de enfrentar kartistas profissionais. Achei que a declaração do Danilo sobre o medo foi em tom de brincadeira, mas a linguagem escrita não tem os recursos da falada e às vezes causa um entendimento confuso. Pra mim trata-se de um grande mal-entendido.

Nesta, eu tô com o Allam Khodair, que sempre me pareceu boa gente pacas e segurou a onda da rapaziada no Twitter. Bola pra frente, pessoal.

Autor: - Categoria(s): Kart Tags: , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

58 comentários para “Apenas um mal-entendido”

  1. leandro oliveira disse:

    é claro que o dirani e o carrapatoso tem lá suas razões…mas convenhamos…fazer isso num evento de confraternização me parece dor de cotovelo,ou vontade de querer ter mais mídia.
    nada mais fácil para isso do que o “twitter”.

  2. Alexandre Fernando Sovinil disse:

    A respeito de toda esta celeuma, após a disseminação de tamanha cizânia, só o que tenho a declarar é: “BIA É BOTA”.

  3. Newton disse:

    Esporte caro? Sim o Kart e caro!!! Porque??? Pq não há patrocinei ou apoio por falta de divulgação!!! A divulgação do desafio ajuda em que o Kart??? Em mostrar que existe um monte de carrinhos que andam rápido!!! Quantos empregos indiretos a industria Kart cria em nosso pais… Qual o apoio que recebemos… E Tiago Camilo o dia em que vc ganhar um título tão importante quanto o Mundial do Carrapatoso tiro minha cueca pela cabeça em praça publica ok…

  4. John Doe disse:

    Dirani enfiaria pelo menos 1 segundo nos caras, Carrapa tambem.

    Na verade qualquer kartista, eh so olhar os tempos das categorias do camoeonato brasileiro de kart 2010 que tambem foi realizado no mesmo local, que nao tinha estrutura pra tal evento.

    Desafio das estrelas, o nome nao eh humilde, ja prova a prepotencia e superioridade que alguns ali acham ter. Para o kart nao agrega nada, para eles eh um lazer de final de ano. Como eh um evento privado em um local privado, nao tem valor nenhum ser campeao de tal, unica coisa sao os 5 minutos de fama e a super narracao de Galvao Bueno.

  5. Joe Bacca disse:

    Graças a esse espirito competitivo ( Tony x Dirani ) é que o automobilismo ainda existe no Brasil. Com bem disse o F Paranhos, “depois de gestões e gestões da CBA”, nosso kart vem definhando e quase sumiu do mapa nacional, sobrando apenas alguns nichos regionais.
    Considerando a idade e experiência do Tony ele poderia agregar a vontade e sede do D Dirani e R Carrapatoso e contribuir para com o kart nacional; paixao comum a todos!!!
    Pessoal, usem essa marra e garra na pista pois fora dela voces precisam se unir para não acabar com o esporte!

  6. J.F.Lopes disse:

    Essas provas de final de ano sao confraternizaçoes e como tal o clima festivo impera. Agora em que pese todo merito dos pilotos de Kart, sera que a festa seria a mesma com eles ao inves de Tony, Rubens, Massa e outros ???
    E o mesmo que essas peladas de final de ano sera que o publico iria assistir jogadores comuns ou assitir a Romario. Conca, Fred e outros ?

  7. EDSON disse:

    OLA TAMBEM QUERO PILOTAR ……BRINCADEIRINHA…..
    FUI PILOTO GRADUADO DISPUTEI VARIOS CAMPEONATOS EM ITU SCHINCARIOL MAS VAMOS A REALIDADE E UM EVENTO PARA OS PILOTOS CONSAGRADOS VAMOS NOS COLOCAR NO NOSSOS
    LUGARES CADA UM NA SUA
    PE DE BREKE

  8. Felipe Marques disse:

    Não precisamos nos estender muito, basta dizer que essa prova como o próprio nome diz é “Desafio das Estrelas”, não teria sentido convidar pilotos, por melhor que fossem que não tenham tanta repercussao. E outra trata-se de apenas uma confraternização!

  9. Gustavo disse:

    Os 2 kartistas (diga-se de passagem, os melhores do Brasil ao lado do Jimenez e do NIcastro) só estavam chamando a atenção para o fato de que no Brasil não se incentiva o kart, lugar onde só tem sangue suga nesse país….e esses 2 assim como os citados, são pilotos que não conseguiram estar no lugar certo e na hora certa para ter chego mais longe no automobilismo e hoje vivem do kart…e esse tiago camilo…..o que ele ganhou na vida….nada…..só fala merda…se acha demais….. e popó bueno, entro outros que estavam lá….nunca ganharam nada de titulos…..e o tony decepcionou……sempre torci pra ele, parece ser gente boa, mas interpretou muito mal o ocorrido……

  10. Evandro disse:

    Senhores, com todo respeito. Todos tem sua parcela de culpa. Como ex-piloto observei que o que é importate passa na Globo e o resto é resto. Moro proximo ao Kartodromo de Interlagos e nunca vi uma faixa se quer divulgando a proxima etapa de kart, ou seja nem os moradores sabem quando será a proxima etapa. O meio não se ajuda. Nunca vi uma promoção se quer em alguma etapa que sortearia uma volta em kart com pilotos da categoria, façam sorteios, promoções, divulguem nas ruas, semafaros da região, que logo o boca a boca fara com que se torne um grande evento e a midia se interessara e dara o espaço necessario. Todos sem excessão esperam o retorno por gastarem os tubos, porem os tubos são os custos da categoria e não da divulgação. Vai tentar falar com algum piloto nos treinos, dia de corrida, dentro de seus macacoes são personalidades intocaveis e isso o publico esta cansado de ver gente arrogante. Alias não vejo nenhum jogador reclamando por não participarem da pelada de fim de ano que organizamos com os amigos.

  11. Hurricane disse:

    CAMILO WHO????

    Ja falei uma vez e repito… esse evento deveria se chamar “meus queridos amigos”

    Thiago Camilo nao é ninguem para ficar criticando alguem. Nunca ganhaou nenhum titulo importante.

  12. Doctor_House disse:

    Eu sou fã de carteirinha da BIA. Especialmente quando baixa o “cabloclo” AYRTON SENNA DO BRASIIIIIL e ela impiedosamente passa todos os adversários como se estivessem estes andando de FORD BIGODE.
    Espero que ela pilote desse jeito mais vezes, e de preferência, na INDY. ; )

  13. Lima disse:

    Com todo respeito aos que ficaram de fora, mas o nome do evento diz tudo. Não é um campeonato brasileiro, não é um eventopara descobrir o melhor piloto do Brasil, é apenas um desafio de fim de ano entre as estrelas do automobilismo brasileiro. E, convenhamos, nem o Carrapatoso nem o Dirani o são.
    Desculpe-me, mas quero ver o Massa, Rubens, Tony correndo de Kart e não o Carrapatoso ou Dirani, esses ainda tem muito arroz com feijão para comer, e pode ser que daqui há 6 anos nem lembremos mais deles. Por sinal, não fosse essa polêmica, quando falaríamos deles, quando foi a última vez que o citaram?

  14. Russo disse:

    Ridiculo vcs ficarem trocando farpas,cada um na sua sem ficarem medindo forças,um é bom numa categoria e outro na outra,vcs devem sim é olhar para o Kart com outros olhos,pq estão acabando os bons pilotos,é só ver quanto tempo não temos um primeiro piloto na F-1.O kart é a base e sem base….

  15. MARCO ANTONIO disse:

    A falta do Schumacher e do Liuzzi entre outras estrelas internacionais já tirou o interesse de muitos. É um evento de confraternização onde se quer ver os melhores representantes do esporte brincando, se divertindo com a mais visceral categoria do automobilismo. É festa! Que o Massa chame o Alonso, Hamilton e Vettel no ano que vem. rssssssss

  16. Carlos disse:

    Gente, vamos deixar de bobagens. 1. O evento é das “estrelas’ por virem os grandes que pilotam fora, ou seja, no cenario mundial em diversas categorias. 2. Deixem de ciumeiras, isso pra eles é igual a uma pelada de fim de ano onde participariam Pato, Ronaldinho, Kaka e outros. 3 Se trata de uma confraternização bem humorada e não uma competição dos pilotos pro x kartistas pro.
    Lembrem do que falou o Emerson recentemente. O kart está ficando muito CARO, o que dificulta a formação e o aparecimento de novos talentos. É contra isso que vocês kartistas tem que se preocupar. E lutar sempre para fazer divulgação cada vez maior deste esporte maravilhoso.

  17. J. KNOLL disse:

    -Assim como Massa estar apoiar duas ou três novas categorias para melhor formação dos pilotos, entendo que o KARTISMO, por ser a base do automobilismo deveria contar com + apoio da indústria automobilistica, e da própria TV e oustros patrocinadores, uma vez que é desta que saíram os novos e promissores pilotos, e este recado vale para todos. Quto ao fato de só se lebrarem do Kart neste momentos que reune pilotos de várias categorias, é natural que a mídia a imprensa busque dar seu enfoque, pois ela tasmbém quer vender seu peixe e manter seu espectador, leitor bem informado.

  18. Rodrigo Monassa disse:

    Esquecem que a Bia é do kart, foi kartista até bem pouco tempo, sem falar que todos os outros sairam do kart, o que é uma caracteristica dos nossos pilotos, diferentemente da maioria dos pilotos europeus e americanos, que começam no turismo. achei uma falta de respeito o que estes dois guris fizeram.

  19. POLICE MAN disse:

    Kart de Lucas DiGrassi e Bia Figueiredo foram “ajudados” para aperecer.
    Não por acaso, os 2 estão desempregados. Bia foi horrível na Indy, tomou pau da Danica e De Silvestro, r quase toma da Duno. Di Grassi como piloto, é um ótimo engenheiro, foi humilhado pelo Glock.
    E piloto tem que ter peso num evento destes.

    • Felipe Paranhos disse:

      Por que ajudados? Se vai falar, diga o porquê. Senão, soa leviano.

  20. Cristiano disse:

    Faltou um pouquinho de inteligência ao Tony para perceber q o comentário foi em tom de brincadeira.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo