Mais sobre a A10 World Series
Felipe Paranhos
Sabe a A10 World Series, aquela categoria que está para ser lançada oficialmente e parece ter herdado os carros da A1GP, powered by Ferrari? Então, continua lançando pequenos teasers naquele site estilo internet-1996.
A informação da vez, confiável ou não, é a de que a temporada (2011?) terá 20 corridas e 10 etapas em regiões do mundo: África, Ásia, América Central (!), Europa, Oceania, Oriente Médio e…
América do Sul.
Destes locais, a A1GP passou por África (África do Sul), Ásia (China, Indonésia, Malásia), Europa (Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, Holanda, Portugal), Oceania (Austrália e Nova Zelândia) e Oriente Médio (Dubai)
As novidades, seriam, portanto, América Central e América do Sul — duas subdivisões do continente. Fui falar com João Paulo Borgonove, nosso CEGPNA (Consultor Especial Grande Prêmio para Nerdices Automobilísticas) e dono do Blog do Borgo, e ele me disse que há um circuito na Costa Rica, La Guacima.
Levando em conta que o site não é lá essas coisas, não duvido que eles estejam contando o México, que fica na América do Norte, como América Central. Se isso for fato, a grande novidade seria apenas a América do Sul. Argentina ou Brasil.
Existe outros autódromos na América Central alêm do La Guacima na Costa Rica : Tem o Autódromo Pedro Cofiño, em Escuintla, Guatemala. http://www.autodromopedrocofino.com, o Autodromo El Jabali em El Salvador, e o Autódromo Mobil Uno na República Dominicana, http://www.autodromomobil1.com. Essas pistas sediam campeonatos amadores da região, como o Campeonato Centroamericano de Automovilismo.
Mas todos são acanhados e muito perigosos, muitas vezes lembrando a falta de segurança do pouco conhecido no Brasil Autódromo Mestre Alvaro, em Serra, Espirito Santo. Para carros de turismo e GT essas pistas são um perigo, não tem condições de realizar provas de monopostos sem serem praticamente reconstruidos, ainda mais com carros com a potência dos ex-A1GP.
Quem assistia o “Tudo Sobre Ruedas” no SPEED conhece bem estas pérolas… Nenhum deles tem capacidade de receber carros maiores, sendo que algum destes lembra mais um kartódromo…
Difícil botar fé num site desses. Me lembra aqueles do hpg que vc criava uma página em 3 minutos, antes do miojo sair o site já estava on
hahahahaha, exato. Isso não pode ser sério.
Bom, teve sim corrida de A1 GP no México, fora a questão geográfica. Depois em 2009 cancelaram por conta da gripe suína (desculpa oficial).
Quanto à volta da categoria, a Autosport já comentou isso faz uns 6 meses, seria para temporada 2011-2012.
Quem sabe não teria corrida nas ruas de Havana, como naquela ocasião que sequestraram o Fangio. Seria um regojizo só para o Gomes.
Foi quando compraram o espólio. A questão é saber se são esses caras mesmo.