Publicidade

Publicidade
01/03/2011 - 18:51

O folclórico Bernie

Compartilhe: Twitter

Luana Marino

Não é de hoje (aliás, levando em conta as oito décadas de vida, não é de hoje mesmo) que Bernie Ecclestone coleciona pérolas quando o assunto são as regras da F1. Na temporada de 2002, se bem lembro, quando Schumacher ganhava tudo mesmo se largasse em último, o dirigente sugeriu revezamento de pilotos com a intenção de que, através de um sorteio, cada equipe soubesse na hora com qual dupla ia trabalhar no fim de semana. Ano passado, Ecclestone pensou em criar atalhos nas pistas para melhorar “a emoção das corridas” – justificativa clássica, que já virou clichê. Agora, Bernie resolveu resgatar a polêmica do sistema de medalhas e ainda lançou sua mais nova sugestão para deixar as corridas “mais divertidas”: o botão de chuva, que seria acionado pelos controladores da prova para deixar o asfalto molhado.

As ideias são tão absurdas que beiram o cômico. Quando se lê algo desse tipo, a primeira coisa que se pensa é “esse homem já passou da hora de se aposentar”. Felizmente, ao menos por enquanto, as ideias de Bernie servem apenas para termos manchetes e comentarmos a, digamos, excentricidade do mandachuva da F1. Agora, sem querer defender a mente fértil do inglês, me pergunto como será a F1 sem essas ideias malucas de Ecclestone.

Bernie é um personagem de todo esse “show”, como o próprio mundo da F1 adora frisar. Ele sabe que qualquer declaração sua repercute no mundo. É algo folclórico, que faz parte de tudo aquilo que vemos quinzenalmente. Numa comparação bem superficial, é como falar de Galvão Bueno. Todo mundo critica o narrador mais famoso do Brasil, questionando seu posicionamento quando o assunto são os atletas brasileiros, dizendo que já passou da hora de ele se aposentar. Agora, dá para imaginar transmissões esportivas da Globo sem as pérolas de Galvão? Pode ser insuportável para muitos, mas já virou uma figura folclórica.

Ecclestone é mestre em falar sandices (a das medalhas, para mim, foi o auge da criatividade do dirigente) e especialista em criar manchetes com declarações polêmicas. A biografia recém-lançada fala por si só, causando furor na mídia europeia antes mesmo do lançamento. O dirigente soltou o verbo para cima dos desafetos.

Há quem diga que o velho Bernie já está ficando gagá. Mas, sinceramente, se julgarmos as manchetes, ele é esperto até demais.

Autor: - Categoria(s): F1 Tags:

Ver todas as notas

20 comentários para “O folclórico Bernie”

  1. JoE disse:

    PelamordeZeus!!!!
    Alguém acaba com o sofrimento desse velho gagá!
    Eutanásia nele, já!!!

  2. Victor disse:

    Tenho uma idéia melhor: que tal amarrar uns pneus velhos na asa traseira para aumentar as ultrapassagens?

  3. André Parreira disse:

    Também acho que ele já passou da hora de se aposentar, mas é como vc falou, se ele sair a formula 1 não será a mesma…não sei se melhora ou piora, mas que ele fará falta fará. Quem ficaria no lugar dele? Algum diretor do grupo CVC? Algum assistente dele ou o Luca de Montezemolo vai se postular ao cargo pra ser mais arrogante do que hoje e mandar e fazer do jeito que ele quer?

    Falando na biografia do Bernie, vc sabe dizer se ela vai ser lançada em português?

  4. junio messias disse:

    gagagagagagagagagagagagagagagagagagagagagagagagaga
    viva ao gagagaggagagagagga

  5. Alexandre Lourenço disse:

    Olha até que não seria uma má ideia colocar nas corridas situações comicas por que essa F-1 é tão chata que tem que acabar com essa fila indiana dominical, portanto que caia chuva, raios e oleo na pista só pra dar aquela pitada de tumulto nas provas , só assim mesmo pra ter emoção!!!!

  6. Andre disse:

    O “Bernie” pode estar até ficando gagá, mas não merece essa comparação com o Galvão. Afinal de contas ele contribuiu – e muito – para um esporte importante, em nível mundial. E o Galvão, fez o quê, além de falar muita bobagem?

  7. Fernando disse:

    Quando se trata de dinheiro o velho é mais espero que muitas outras pessoas, vale-se frizar.

  8. Mário Campos disse:

    O cara sabe o que está falando. Não fala nada disso achando que vai pegar. Ele mede assim a aceitação do público e das equipes. Fala estas coisas absurdas que ele ouve de alguém só para saber o que o pessoal acha! Ele é bom!

  9. LEONARDO DE LARA disse:

    Disse tudo….bem aquilo “falem mal de mim mas falem de mim”…e assim ganha midia..nome….e isso vira dim dim uma hora ou outra, como a vez q foi agredido no assalto.

  10. Marcelo disse:

    Eu entendi a comparação entre Ecclestone e o Galvão, mas pra ZUAR eu vou dizer:

    “Não dá para comparar Ecclestone com Galvão, o Ecclestone é uma RAPOSA VELHA, já o Galvão é MUITO BURRO!!!”

    Com o Ecclestone a gente se diverte, com o Galvão a gente passa MUITA RAIVA, ele erra muito nas as corridas (e ainda questiona os erros dos outros), erra nome de piloto, nome de equipe, nome de pista, nome de curva. Vive ressuscitando o Senna em toda corrida, GP de Mônaco então, HAJA SACO! E quem é o Galvão para falar sobre ética no esporte? Ele nunca teve ÉTICA para falar no microfone! Vive jogando pra torcida fazendo CAVEIRA dos pilotos europeus(principalmente se for alemão, por PURA DOR DE COTOVELO ROXO). Quando Massa e Rubinho erram FEIO na pista, tenta de todo jeito ABAFAR o caso, achando que torcedor é tudo idiota. Melhor parte é quando o R.Leme ou Burt “derruba” seus comentários, o Galvão quer a morte, fica todo xiliquento.
    Galvão é arrogante,prepotente,chato e muito burro, se fosse trabalhar no Instituto A.Senna, coitada da Viviane Senna.

    Hilário o show de besteirol no GP Bharain/2010, faltando 10 voltas:
    Galvão:
    “Se fosse com a pontuação de hoje o Schumacher não seria tão absoluto, ele e o Prost teriam 6 títulos cada, o Emerson teria 2 títulos, o Piquet e o Massa 1 título cada um”

    Reginaldo Leme corrigindo o burro do Galvão:
    “O Piquet 2 e o AIRTON 2”

    Desesperado e surpreso (risos) Galvão diz:
    “O AIRTON TEM 3 TÍTULOS”

    Reginaldo Leme:
    “O Airton perderia 1 e o Piquet perderia 1”

    Galvão sem rumo:
    “Eu, eu, eu…Massa teria 1 título”

    Galvão é tão BURRO, que foi querer “MINIMIZAR” o Schumacher, acabou vendo o Brasil sem um tricampeão, mas o que ele não esperava era que o seu MACHO(Senna) perderia 1 título:

    Emerson 2 títulos
    Piquet 2 Títulos
    Senna 2 títulos
    Massa 1 título

    E tem gente que dá atenção para o que ele fala…

  11. Marcelo-returns disse:

    GP AUS 2010:

    Depois de uma batida com Button após a largada, Alonso cai para 18º lugar, fazia bela recuperação passando vários carros com certa facilidade. Afinal, estava com um carro de ponta! Quando chegou no 8º colocado(Rubinho), Galvão todo AROGANTE, dispara sua pérola:

    “Alonso atacando Rubinho, AÍ NÃO É TÃO FÁCIL ALONSO!!!”

    Só foi o mala terminar de falar, o espanhol passou o Rubinho! Chegou, passou sem tomar conhecimento. Mesmo odiando o mala, vou sentir falta dessas MANCADAS, mas prefiro ele longe das corridas, já ENCHEU MUITO O SACO…rs

  12. Luiz Ronaldo disse:

    O Bernie como empresário é genial, tirou a categoria do limbo em que se encontrava após o fim da gestão Ballestre, trouxe investidores, marcas fortes.

    O problema é que a visão financeira acaba deturpando a visão de torcedor dele, daí surgem essas maluquices.

  13. acizans disse:

    Com o dinheiro que ele ganha dá pra ficar pensando abobrinha o dia todo.
    O trabalho dele consiste em ir no banco ver saldos, fechar negócios e falar besteira. Creio que faz tempo que ele não assiste uma corrida.

  14. Fernando Jambeiro disse:

    Continuo achando ele um idiota, e creio que a F1 terá muito a ganhar quando ele se aposentar/morrer/ir pro limbo/sair voando com balões/whatever.

  15. Brown disse:

    E como é. Eu já nem me espanto mais com as doidices desse velho.

  16. André disse:

    Me agrada a idéia da chuva artificial. Vamos ser realistas, Bernie Ecclestone é um gênio, o maior da história da Fórmula 1. Sem ele, a F1 ou já teria acabado, ou estaria perto disso.

  17. Júlio Lima disse:

    É uma excelente idéia mas, infelizmente, não daria certo…

    Quando a pista estivesse molhada, o safety car entraria por motivos de segurança e aí ninguém passaria ninguém.

    Uma pena… uma idéia tão boa morrendo no nascedouro. Tsc, tsc!

  18. Mauricio disse:

    A idéia é excelente e pra completar, poderia substituir o Safety Car pelo Trenó do Papai Noel com o próprio ao “volante” e suas renas saltitantes pra guiar a fila indiana.

    Aaaaahahahahaha

  19. Al disse:

    A Nintendo vai acabar processando o Bernie por plágio…
    Essa idéia da chuva artificial não é nova… No Mario Kart já tem algo parecido…
    Tem outras idéias, como esguicho automático de água na cara do líder, acionado aleatoriamente. Talvez um chuveiro acoplado no santantônio… Enfim, não há limite para “boas idéias”; tudo pelo espetáculo…

  20. Samuel Prior disse:

    Sensacional a biografia do Bernie! No Angel – The secret life of Bernie Ecclestone – To devorando aki na Inglaterra!

    Pra quem gosta de Formula 1 e’ um prato cheio!!! Simplesmente todos os principais lances de bastidores da Formula 1 nos ultimos 50 anos, e sem miguelice de detalhes! E’ paulada pra tudo que e’ lado!

    Ele pode ate parecer gaga, mas com certeza nao e’… Faz parte de sua estrategia confundir, criar misterios e historias, inclusive sobre ele proprio.

    O cara na real foi e e’ um Genio!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo