Publicidade

Publicidade
03/03/2011 - 11:08

O grande desafio

Compartilhe: Twitter

FERNANDO SILVA [@Fernando_Silva7]

Vencer a subida de Pikes Peak, no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, tem o mesmo significado para os pilotos de rali do que conquistar o GP de Mônaco na F1, ou as 500 Milhas de Indianápolis na Indy, ou mesmo o Monte Everest para os alpinistas. Desafiador por natureza, o percurso homologado pela FIA tem cerca de 19,99 km e conta com intermináveis 156 curvas em trechos de areia, pedra e asfalto.

Muitos pilotos já morreram ao tentar chegar ao cume da mítica montanha norte-americana, localizada de 4.301 m de altitude, já que não há qualquer tipo de proteção separando a pista do precipício, o que torna o trecho ainda mais desafiador. Pikes Peak não perdoa erros e costuma cobrar com a vida por qualquer deslize.

Dentre as lendas que venceram o desafio, estão Ari Vatanen, Juha Kankkunen e Marcus Gronholm, todos vencedores no WRC. Petter Solberg, campeão mundial de rali de 2003, garantiu que vai encarar a subida de Pikes Peak em 2011. O norueguês deve pilotar um protótipo baseado no Citroën C4 que utilizou no ano passado.

Os objetivos de Solberg não são nada modestos. O experiente piloto visa quebrar o recorde estabelecido pelo nipônico Nobuhiro “Monster” Tajima, que em 2007 cravou 10min01s408 com um protótipo da Suzuki.

O vídeo abaixo, bastante famoso, mostra bem a dimensão do que Solberg terá pela frente. Com um protótipo da Peugeot em 1989, Vatanen esbanjou arrojo nas curvas de Pikes Peak, ficando a centímetros do abismo. A filmagem deu origem a um curta-metragem premiado em toda a Europa no início da década de 90. Só digo uma coisa: o vídeo é espetacular, vale MUITO a pena.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

18 comentários para “O grande desafio”

  1. Celio disse:

    Rapaz, este video é demais, é de tirar o fologo.

  2. Júlio Lima disse:

    Lindo! Ele tapando o sol com a mão então é o ápice!

    Só por isso ele já merecia ter sido eleito presidente da FIA.

  3. Fredy disse:

    Essa semana Jackie Stewart comentou sobre os risco que um piloto corre na pista, hoje a F1 esta chata demais muito sem graça só sobrevive pela paixão mesmo, sugiro que a subida de Pikes Peak fosse um teste para pilotos ingressarem na F1, so seria aceito quem chegasse no cume da montanha sem se cagar!!!!

  4. Cacá Camargo disse:

    Nego, Sou uma pessoa que não tem medo de velocidade,mas esse video é como disse o Celio no post acima é de tirar o folego!!!!

  5. junio messias disse:

    teve um carro com patrocinio da red bull no rio d janeiro ou belo horizonte preparado fazendo uma subida gastando uns 7 minutos esta materia passou no vrum

  6. gabriel ribeiro disse:

    essa subida é “pra separar os homens das criancinhas”

  7. Marcello disse:

    Só quem não pode andar por aí e o Kimi Raikkonnen e o Robert Kubica…

  8. Victor disse:

    É, enquanto isso chamam o polegar de 10 milhoes de Euros de Genio. Faça-me rir.

  9. Antonio disse:

    Noooossa…que competência!….. que técnica!!
    É por estas e outras que a gente tem que tirar o chapéu pro Kubica e torcer pro cara voltar à F-1 e “mandar brasa”.
    O cara pra disputar algo assim tem que ter culhões de aço!…ser macho de verdade!!!
    Demais!

  10. marcos disse:

    cara esse vídeo eu me lembro de ter visto a primeira vez quando zerei V-Rally 2, e esse vídeo ficava habilitado e esse carro tb. eu molecote, fiquei sem fôlego! Nossa espetacular esse vídeo nunca canso de ver….

  11. Evandro disse:

    o Carro da Red Bull que esteve no Brasil fez a subida da Serra do Rio do Rastro em SC
    mas era fazendo drift ela tem mais curvas que PIKES e o trajeto que o carro feze era 5 KM menor tb mas ela e asfaltada é tem barreiras de concreto nas curvas mais acentuadas.

  12. Hurricane81 disse:

    Pikes Peak é para quem tem culiao. Segue um video do Solberg o carra viu Jesus de perto voltou e foi campeao pela Subaru

    http://www.youtube.com/watch?v=uiMiaSmSJzc&feature=player_embedded

    • Fernando Silva disse:

      Rapaz. Não sei o que é melhor: se são as imagens, ou a trilha sonora. Combinação perfeita. Vídeo muito bom. Petter é craque.

  13. RafinhaDias disse:

    Vídeo clássico. Sempre bom rever! A partir de 2:20min a brincadeira fica séria, quase insana! vruuuuuuuum

  14. José Benedtio disse:

    Vatanen foi e sempre será soberbo! Pela amor de Deus, que coisa! Esse é o típo de vídeo que, sinceramente, falta na F1.
    Legal demais!

  15. Luiz Ronaldo disse:

    Vatanen mostrando porque da sua fama. E Pikes Peak sempre foi show. Conheci a pista pelo Gran Turismo 2 de PS1 e me apaixonei. Quem não se lembra do Suzuki Escudo? Aliás, taí, um desafio a altura do Sebastien Loeb.

  16. Luiz Ronaldo disse:

    Por sinal, não foi o próprio Nobuhiro quem subiu Pikes Peaks num Suzuki Escudo?

  17. João Campos disse:

    Isso se chama guiar pra C#$%#$!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo