Publicidade

Publicidade
04/03/2011 - 16:09

Uma década de história

Compartilhe: Twitter

Felipe Paranhos

Em 4 de março de 2001, há exatos dez anos, Fernando Alonso estreava na F1. Era GP da Austrália, em Melbourne, e o espanhol ainda ganhava experiência com uma Minardi.

Naquela corrida, ninguém prestou muita atenção no piloto de 19 anos que largou em 19º, deixando Mazzacane, Burti e Tarso atrás no grid, e terminou em 12º, numa prova que apenas 13 pilotos completaram.

Só que aquele GP era a primeira etapa de uma carreira extremamente vitoriosa no topo do esporte a motor mundial. De lá pra cá, foram 158 GPs, 26 vitórias, 20 poles, 18 melhores voltas, 4 equipes, 11 companheiros, 63 pódios, 31 abandonos, 829 pontos, 1362 voltas na liderança, dois títulos e um vice-campeonato.

Alonso está, inegavelmente, no rol dos melhores de todos os tempos na F1. Um rol grande, é verdade, mas que dá lugar ao asturiano, craque por onde passa. Tô errado?

Autor: - Categoria(s): F1 Tags: , , ,

Ver todas as notas

40 comentários para “Uma década de história”

  1. Marco disse:

    O Melhor de tudo isso, é saber que o melhor de todos é MICHAEL SCHUMACHER !! isso mesmo… o melhor de todos os tempos ate hoje. Teremos ke esperar um chegar e supera; lo e ate la morram de ciumes mesmo e fikem ai falando merda seus trouxas. Não sei ainda como nao apareceu um escrevendo assim> eu acompanho F1 desde mil e bolinhas kkkk isto é ridiculo. Fui !! Schumi neles….

  2. Flavio disse:

    É um grande piloto, e maior trapaceiro e sem caráter da F-1

  3. Gilvan disse:

    É inegável o talento desse cara, que pode ñ ser o piloto mais ético da categoria. Mas o admiro mesmo assim pois ele faz o possível para alcançar o que ele mais gosta: vencer (coisa que os pilotos brasileiros deviam aprender). Tem outra coisa q eu queria comentar: lembro q quando Alonso começou a obter resultados importantes na categoria um tal narrador de F1, chamado Galvão Bueno, duvidava e até mesmo desdenhava do talento do piloto espanhol. Dizia que eram resultados conseguidos na base da sorte, e que logo ele seria superado pelo seu companheiro de equipe Trulli, à época na Renault, se não me engano. Vcs se lembram?

  4. Nego disse:

    Nenhum piloto com talendo, ao meu ver, pede para sua equipe para que o companheiro dê passagem para ele ganhar. Lembro de Senna, que ao contrário, deu passagem para o seu companheiro ganhar (Berger). Esse sim é piloto de verdade. Esse tal de Alonso mais parece um alguém que quer se mostrar ao mundo que tem talento, as custas e ajuda de outros. Bagre.

  5. helio frança disse:

    pq nao tentou passar o arrojado

    massa na pista?

  6. rafael bubolz disse:

    Sem duvida um dos melhores, mas tambem sem duvida um dos mais desleais dentro e fora das pistas, quando nao tem um 2 piloto para trabalhar para ele Alonso se ofusca ou tenta burlar regras, como a propria historia conta. Otimo piloto, péssimo carater.

  7. Akary disse:

    Com certeza um grande piloto, porem sujo, como prost, como shumacher, como senna, como piquet, acho que o fato de correr em uma epoca onde temos varios pilotos bons faz dele um grande piloto, mas pra genio, tem que correr muito mais.

  8. Júnior Brasil - Volta Redonda RJ disse:

    Alonso é INEGAVELMENTE um exelente piloto e TALVEZ o melhor do atual grid, MAS QUE sujou sua carreira ao exigir da Ferrari prioridade sobre Massa, que ao meu ver é tão bom quando Alonso, mas que está sendo bloqueado por um patrocínio de um certo Banco Espanhou é claro e pela falta de ética de Alonso que teme que Massa o supere.

  9. paulo disse:

    Definiria como muito consistente, mas um piloto presunçoso, que não respeita seus adversários e companheiros. Não como um grande piloto.
    Não tem meu respeito.
    Todos os temem como companheiro de equipe, pois seus métodos vão além da ética e da esportividade. Quer ser o primeiro mesmo que para isso precise burlar regras. Os grandes pilotos vão além da pericia e genialidade na pista.
    Ele acumula muitos episódios polêmicos e altamente condenáveis que não permitem o classificar com grande:

    1. Na Mclaren em 2007, não conseguiu superar Hamilton, tentou via bastidores sabotar seu companheiro. Chegou a gesticular para Hamilton deixar passar em algumas corridas. Não passou na pista.

    2. Na Mclaren em 2007, como não conseguia superar o iniciante Hamilton na pista, retardou sua saída do pit stop e sacaneou seu companheiro que era o pole naquele momento, o impedindo de abrir mais uma volta. Não ganhou na pista.

    3. Na Renault em 2008, ganhou em Cingapura graças à ajudinha e estratégia desonesta da equipe em conjunto com Piquet. Alguém duvida que ele não sabia como maior beneficiado ? Não ganhou na pista.

    4. Na Ferrari em 2010, ultrapassa seu companheiro de equipe, quase acabando com a corrida dos 2 em uma ultrapassagem inédita na Formula 1, na entrada dos boxes.
    Não ganhou na pista.

    5. Na Ferrari em 2010, gesticulou para o Massa deixar passar na Austria, insistiu com a equipe e conseguiu, mas não ganhou na pista.

    6. Na Ferrari em 2010, perdeu o título, gesticulou para o Petrov deixar passagem em AbduDabi. Não ganhou na pista.

    Alonso não faz parte do hall de grandes pilotos como
    Senna, Prost, Clark, Fangio, Stewart e Lauda

    • Felipe Paranhos disse:

      Nossa, quanto exagero. Se fosse o Massa que passasse o Alonso na entrada dos boxes, ia ser endeusado no Brasil como encarnação da genialidade. Puta ultrapassagem, puro arrojo, arrojo prudente.

  10. Natan disse:

    nossa se michael e o melhor de todos os tempo
    tem muito oque aprender sobre formula 1 ainda.
    para de escuta a globo e começa a ler sobre o assunto.
    outra coisa
    com o carro da ferrari daquela epoca ate eu seria
    queria ver ele ser campeao com uma Renault……rsrsrsrs
    abraços

  11. Natan disse:

    ele nao tentou passa o massa na psita porque nao precisava, e pra isso que tem a ordem da equipe
    a equipe apostou nele pra ganha o campeonato e nao no massa. so isso
    a equipe achou que o massa nao era capaz
    talvez o massa seja capaz esse ano.
    esse negocio ma mal carater e coisa de dor de cotovelo
    o cara faz de tudo pra vencer.
    e tem um que fala que o senna deixou o companheiro passa, mas pelo que vejo a pessoa nao sabe da historia toda
    depois dessa corrida o senna fez uma coisa horrivel, mas vou deixa vc’s descobrirem.
    outra coisa estamos falando de formula 1
    os fins juustifica os meios
    no final a unica coisa que importa e GANHA.
    Abraços

  12. achille larena disse:

    É um tremendo mau caráter,aético ,é o que chamamos de traira.

  13. Torcedor Atento disse:

    Qta babaguisse, se os Brasileiros da f1 tivessem sangue nos olhos, eles e que seriam os bons.
    Alonso 10 anos 2 titulos mundiais, Rubinho 20 nenhum, Massa 8 anos campeao por 30 segundos. Ha,aha,ha,ha,ha…….
    Alonso, Alonso, Alonso, Alonso…………

  14. marcão disse:

    Vamos perguntar pro, Hamilton, pro Piquet filho, ou pro Massa..
    Eles podem nos dizer…..

  15. André disse:

    Alonso é um dos 10 maiores da história da Fórmula 1 na minha concepção. Tem de se analisar friamente o que o cara foi capaz de fazer na pista, já em quatro equipes diferentes, com carros de fundo de grid, meião de pelotão e de ponta.
    Sem esse mimimi de que ele é sem caráter, ou arrogante, ou que humilhou o Massa.

  16. Vinicius disse:

    Amarelou na final ano passado. Inadmissível não ter conseguido passar ao menos o Petrov. Um Gênio não perderia aquele título. Nem em 2007. Ainda está um nível abaixo de Senna, Piquet, Schumacher, Prost e outros dez ou doze

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo