Publicidade

Publicidade
18/04/2011 - 15:17

Rapidinhas do rali

Compartilhe: Twitter

FERNANDO SILVA [@Fernando_Silva7]

SUMARÉ — Nem só de WRC viveu o rali neste fim de semana. Ao contrário. Rolou muita coisa boa aqui no Brasil e na América Latina. A começar pelo RN 1500. A prova que, como o nome diz, é disputada no Rio Grande do Norte, é uma das mais importantes do cross-country brasileiro. O trecho de 916, 69 km — 476,25 destes, cronometrados — foi um misto de dunas e sertão em paisagens belíssimas com percursos bem difíceis, desafiando ainda mais os competidores nas motos, carros e quadris, grande parte deles, com participação no Rali dos Sertões.

Após quatro dias de competições, Marlon Koerich, que disputou a prova em parceria com a irmã, Joseane, faturou o título com um protótipo da Sherpa. Marlon fez belo papel no Dacar em janeiro, quando na condição de estreante, chegou numa boa 14ª colocação ao lado do experiente navegador Bina Cavassin. Marcos Moraes e Edu Sachs completaram o RN em segundo lugar, consolidando a dobradinha da MEM, time de Marcos, que também é diretor da Dunas Race, organizadora do Sertões.

Nas motos, Denísio do Nascimento conquistou o título após 6h50min15s de prova. O piloto superou em quase 6s o tempo de Tiago Fantozzi, vice-campeão. Dario Júlio completou o top-3 nas duas rodas. Já entre os quadris, a vitória coube a Francinei de Souza, que foi destaque no Sertões com o vice-campeonato, perdendo a disputa em 2010 para Rafal Sonik. O cearense conquistou o RN 1500 superando Marcio Oliveira.

Abaixo vai um vídeo bem legal de um pouco do que rolou neste fim de semana no RN.

Outra prova de destaque no fim de semana aconteceu em Encarnación, no Paraguai, na primeira etapa do Sul Americano de rali de velocidade, o Rali Trans Itapúa. Lá estava Paulo Nobre, o Palmeirinha, que disputou sua primeira prova após perder a eleição para presidente do Palmeiras. Ao lado do eterno parceiro Edu Paula, o piloto alviverde vinha em bom ritmo e fechou o sábado em terceiro na classe 3, quinto na classificação geral, onde os trechos de lama predominaram, por conta da chuva que desabou no local. Mas no último dia, ontem (17), já com as trilhas mais secas, todo mundo imprimiu um ritmo mais forte, e na tentativa de alcançar os rivais, Palmeirinha perdeu o controle de seu Mitsubishi Lancer Evo e quase capotou. Mas o bom resultado já tinha caído por terra.

Nobre não perdeu o bom humor e a chance de alfinetar a torcida do time rival. “Esse tipo de coisa faz parte do esporte, mas é triste ver um super resultado escapar desse jeito pelas mãos! Naquele décimo de segundo que vi a curva cheia de barro, senti que daria uma ‘corinthianada’”.

Além de Palmeirinha e Paula, mais sete duplas representaram o Brasil no Paraguai. São elas: Maicon Soares e Cleiton Casarotto; Luís Tedesco e Roger Valandro; Fernando Mello e Fernando Toschi; Cristiano Borges e Marcelo Fillipon; Alexandre Figueiredo e Andrey Karpinski; Milton e André Pagliosa, além de José Barros Neto e Emília Abadia. Sidney Broering também participou da prova, sendo navegador do paraguaio Dick Ferreira. Desses, Tedesco conquistou o melhor resultado, vencendo com um Palio a Classe 9. Na classificação geral, a vitória foi do paraguaio Thiago Weiler, com um Mitsubishi Lancer Evo.

A título de curiosidade, é interessante ver carros como Honda Civic e Toyota Corolla disputando um rali. Vários deles estavam inscritos para a prova no Paraguai.

A próxima etapa do Sul Americano de Rali de Velocidade acontece entre os dias 5 e 8 de maio em Erechim, considerada a capital brasileira do rali.

Autor: - Categoria(s): Rali Tags: , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

4 comentários para “Rapidinhas do rali”

  1. Anônimo disse:

    Faltou falar do Copa Peugeot, nobre blogueiro, único campeonato de Rally de Velocidade em terras brasileiras, já que o CBR ainda não saiu do papel em 2011. Teve sua segunda etapa disputada em Blumenau neste final de semana. Aqui tem algumas informações, caso ache interessante: http://www.copapeugeot.com.br

    Além disso, aguardo ansioso sua resposta aos meus comentários no seu post sobre o Daniel Oliveira e patrocínios, incluindo um de uma empresa com participação da união em seu capital.

    Sugiro antes, caso desconheça o porque de meus questionamentos, dar uma pesquisada no Google com os termos Land Rover e GDK (empresa aí de Salvador). Tenho certeza que como bom soteropolitano que és, sabes do que estou falando e do que isso tem a ver com o Daniel Oliveira.

    Grato.

    • Fernando Silva disse:

      Opa, obrigado pela audiência, caro.
      É verdade, a Copa Peugeot carece de mais destaque, sem dúvidas. Pouco a pouco, vamos nos inteirando mais sobre isso. Rali merece apoio e divulgação.
      Antes do caso do Daniel, não sou soteropolitano, como o colega Felipe Paranhos. Sou daqui do interior de São Paulo mesmo, hehe.
      Sobre o tema, prefiro me informar melhor sobre isso antes de estabelecer qualquer opinião.
      Abraço

  2. Danilo Candido disse:

    Terá de correr 6 décadas (ou séculos) para alcançar tal feito…

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo