iG

Publicidade

Publicidade
11/10/2011 - 16:14

Será Ogier de 2011 o Vettel de 2010?

Compartilhe: Twitter

FERNANDO SILVA [@Fernando_Silva7]
de Sumaré

Recordo bem que no fim da temporada 2010 de F1, nada menos que quatro pilotos (Fernando Alonso, Mark Webber, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton) chegaram ao GP de Abu Dhabi com chances de conquistar o título mundial. A derradeira corrida daquele ano foi facilmente vencida pelo alemão, que conquistou seu primeiro campeonato depois de ter sido considerado carta fora do baralho em uma disputa que parecia estar entre Webber e Alonso.

Naquele ano, Sébastien Loeb teve vida muito mais fácil que seu xará e ‘colega’ de Red Bull ao conquistar o heptacampeonato mundial do WRC no Rali da França, faltando ainda duas provas de antecipação. Contando com Dani Sordo como companheiro no time de fábrica da Citroën (que ao longo da temporada foi substituído por Sébastien Ogier, que era da equipe Junior ao lado de Kimi Raikkonen), Loeb chegou ao título com incríveis 105 pontos de vantagem para Jari-Matti Latvala.

Analisando o ano de 2011 das duas categorias que julgo serem as principais do automobilismo mundial na atualidade, os papeis se inverteram completamente.

Vettel teve um ano de Loeb, ou de Vettel, mesmo. Dominou como quis a temporada e conquistou o bi mundial de maneira impecável. Mesmo contando como principal adversário um Jenson Button em fase esplendorosa, Sebastian jamais teve a oposição daquele que deveria ser seu principal rival, Webber, que foi postulante ao título em 2010. E o resultado foi o que todos vimos no domingo: Seb alcançou fácil seu segundo título, com quatro provas de antecipação.

Já no WRC, em contrapartida, três pilotos (Loeb, Ogier e Mikko Hirvonen) lutam pelo título de 2011, que certamente será definido na última prova do ano, no País de Gales. Antes, na próxima semana, haverá o Rali da Catalunha, que evidentemente será decisivo. Loeb e Hirvonen somam 196 pontos, apenas três a mais que Ogier, faltando só duas etapas para o fim da disputa.

Assim como aconteceu na F1 em 2010, impossível apontar um favorito ao título do WRC nesta temporada. Mas Ogier vem em ascensão, assim como Vettel cresceu na reta final no ano passado, ao passo que Loeb vem de duas quebras, lembrando muito Webber do último campeonato. Hirvonen é ótimo piloto, mas convenhamos, a Ford corre por fora nesse fim de Mundial, mesmo com a equipe centrando todas as forças no carro 3 do nórdico.

Leia e entenda que não estou comparando capacidade, técnica e estilos de pilotagem, não tem nada a ver. Mas que Ogier tem tudo para ser em 2011 o que foi Vettel em 2010: campeão mundial aproveitando a queda de rendimento de seus principais rivais na temporada e claro, mostrando competência na hora H. Claro que o retrospecto (na Catalunha e em Gales) é mais favorável a Loeb, que JAMAIS pode ser descartado. Mas que o Tião mais novo está em alta, é inegável. A decisão? Só em 13 de novembro, no Rali de Gales.

Autor: - Categoria(s): F1, WRC Tags: , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

6 comentários para “Será Ogier de 2011 o Vettel de 2010?”

  1. Daniel disse:

    Para Hirvonen, o match point deverá ser o Rally da Catalunha, no asfalto. É nesse piso que Hirvonen tem mais dificuldade e a Citroen tem fama de mandar neste rally. Além disso, Daniel Sordo e seu MINI Cooper devem ser rápidos lá.

    Se Hirvonen conseguir um podium por lá, será uma grande façanha e parece ser a única forma de se manter com reais chances de título para o Rally de Gales, no cascalho, piso que tem melhor desempenho.

  2. André disse:

    Ô coisa chata, agora todo mundo que se destaca é o “Vettel de não sei onde”. Isso tudo é por falta de interesse do público por estas modalidades, a ponto de ter de comparar com alguém que corre naquela que aparentemente é a unica categoria que interessa ao “grande público”?

    • Fernando Silva disse:

      Mais uma vez, não comparei esse ou aquele piloto com Vettel. O que eu quis dizer é que o Ogier pode ser campeão do WRC e está seguindo uma trajetória bem parecida com a do Vettel teve no ano passado, quando foi campeão em Abu Dhabi.

  3. Diogo disse:

    Acho que o Hirvonen ganha o título. Essa temporada do WRC tá me lembrando a F1 em 2007. Naquele ano Alonso e Hamilton vinham bem, começaram uma disputa interna e entregaram de bandeja a taça pro Kimi. No WRC, o Latvala vai trabalhar pro Hirvonen enquanto a Citroen fica dividida. Além disso, Loeb não vem tendo a mesma regularidade do começo do ano, e o Ogier me parece o Hamilton ded 2007: um piloto extremamente talentoso e rápido, mas muito “verde” para faturar o título.

  4. Jacks disse:

    Concordo com a semelhança das trajetórias dentro do ano. Mas há uma diferença fundamental: Loeb, ao contrario de Webber que tinha o mesmo carro de Vettel, é um dos maiores campeões de todos os tempos. Além disso seus últimos resultados não refletem seu ritmo de corrida, se deram por acidentes que ele sofreu quando liderava. Acho que ele voltará a dominar nessas últimas etapas e levará mais um título.

  5. Claudecir disse:

    Não estou acompanhando muito o wrc este ano mas no asfalto Loeb é quase imbatível

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo